Federação ataca futebol-arte e coloca Messi acima de Pelé

No último sábado (17), a Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS) divulgou um ranking que elegeu o argentino Lionel Messi como o melhor jogador da história, colocando Pelé em segundo lugar e Diego Maradona em terceiro. A lista, que inclui Cristiano Ronaldo (4º), Johan Cruyff (5º), Ronaldo Fenômeno (6º), Zinédine Zidane (7º), Franz Beckenbauer (8º), Alfredo Di Stéfano (9º) e Ronaldinho Gaúcho (10º), foi duramente criticada por desvalorizar o futebol-arte brasileiro, omitindo craques como Garrincha, Neymar, Rivaldo, Romário, Bebeto, Rivelino, Ademir da Guia, Jairzinho, Leônidas da Silva, Djalma Santos, Falcão, Sócrates e Nilton Santos.

A ausência de Garrincha, considerado o segundo maior jogador de todos os tempos, e de Neymar, o melhor do mundo há mais de uma década, evidencia o caráter propagandístico do ranking, que favorece jogadores de mercados europeus e argentinos em detrimento da genialidade brasileira. Craques como Rivaldo, campeão mundial em 2002, e Romário, artilheiro da Copa de 1994, foram ignorados, assim como ícones históricos como Leônidas da Silva, inventor da bicicleta, e Ademir da Guia, o Divino. A exclusão de Reinaldo (maior centro-avante da história do Galo), Falcão e Sócrates para dar lugar a Cristiano Rolando, Franz Beckenbauer e Johan Cruyff (entre outros absurdos) deixa claro que a lista nada mais é do que um ataque ao futebol-arte, que marcou a história do esporte operário com dribles, criatividade e alegria.

Sediada na Suíça, a IFFHS é conhecida por rankings controversos, influenciados pelos mais diversos interesses, menos o do futebol. A escolha de Messi acima do Rei Pelé, tricampeão mundial e símbolo do futebol brasileiro, é uma tentativa grotesca de reescrever a história do esporte, minimizando a contribuição do Brasil, que domina a modalidade com cinco Copas do Mundo.

O Brasil produziu uma constelação de gênios, de Pelé a Garrincha, de Neymar a Ronaldinho. Um ranking dos 10 melhores jogadores que não inclua 10 brasileiros é, por definição, uma farsa.

Artigo Anterior

Pierre Bruny emociona participantes da Festa da Bandeira do Haiti

Próximo Artigo

Servidores de Entre Rios denunciam prefeito Manoelito Argôlo Jr.

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!