Nesta segunda-feira (19), de forma virtual em Itabuna, a CTB Regional Sul debateu os desafios políticos atuais. Comandada pela coordenadora regional Amanda Santos, a reunião tratou do atual quadro político, dos ataques da extrema direita ao sistema CONTAG (Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura), a organização do Plebiscito Popular sobre a escala 6×1 e a construção do 6º Congresso Estadual da CTB na região.
“São temas sensíveis e importantes para serem discutidos junto à sociedade e os movimentos sociais. E os sindicatos têm um papel fundamental na condução dessas discussões. Envolver a população e a classe trabalhadora é o caminho para o êxito das nossas lutas. Com a participação coletiva, é possível conquistar o que almejamos. Vamos definir a agenda da próxima reunião para que os sindicatos apresentem ideias sobre cada ponto tratado”, enfatizou a também presidenta do Sindicato dos Comerciários de Itabuna.
Em relação ao quadro político, o presidente da FEC Bahia, Jairo Araújo, apontou “que os sindicatos e entidades dos movimentos sociais devem fortalecer a luta no campo do governo Lula (PT) para enfrentar um Congresso Nacional conservador e chantagista.”
CONTAG E CONGRESSO DA CTB
Sobre os ataque à CONTAG, os dirigentes indicaram que é essencial divulgar as posições e esclarecimentos que estão sendo veiculados pela presidenta da entidade, a baiana Vânia Marques. “Vamos mostrar que as denúncias foram feitas no governo Bolsonaro (em 2019) e nada foi investigado. Que o governo Lula (eleito em 2022), tomou a iniciativa de apurar os problemas logo em 2023 e que as principais entidades envolvidas no escândalo dos descontos ilegais de aposentados e pensionistas foram criadas nos governos de Temer e Bolsonaro”, ponderou Jairo.
Quanto ao congresso estadual da CTB, Amanda Santos destacou a necessidade de mobilização dos dirigentes. “Nosso objetivo é levar uma boa delegação do Sul para o evento, contribuir com bons debates e tirar delegadas e delegados nossos para o 6º Congresso Nacional”, destacou.
Com informações: CTB-BA.