
A Latam passou a aplicar um adesivo inovador em seus aviões para reduzir o consumo de combustível e baratear os voos. Chamado de Aeroshark, o material imita a pele de tubarão e melhora a aerodinâmica da aeronave. Com isso, há menos resistência do ar durante o voo, o que resulta em uma economia significativa de combustível.
Criado pelas alemãs Lufthansa Technik e Basf, o Aeroshark é feito de um filme adesivo transparente com microestruturas chamadas riblets. Essas pequenas ranhuras são quase invisíveis, mas organizam o fluxo de ar ao redor da fuselagem, diminuindo o esforço necessário para manter o avião em voo.
A tecnologia foi inspirada na natureza, mais especificamente na pele dos tubarões, que usam essas ranhuras para se mover com facilidade na água. Após mais de 1.500 horas de testes, o Aeroshark foi aprovado por autoridades e começou a ser usado em aviões como o Boeing 777, ideal para longas distâncias.
A Latam é a primeira companhia da América Latina a adotar a tecnologia. A aplicação do Aeroshark é feita durante períodos programados de manutenção e dura cerca de 24 dias, desde a limpeza da fuselagem até a inspeção final. A película é colada em painéis, guiados por fitas adesivas que ajudam a posicionar cada parte corretamente.

Com o adesivo, a companhia estima uma economia de 1% no consumo de combustível para cada avião Boeing 777-300ER, modelo escolhido para receber a inovação. A redução representa cerca de 2.000 toneladas de querosene e 6.000 toneladas de CO₂ por ano, considerando toda a frota com a tecnologia aplicada.
Cinco aeronaves da empresa já operam com o Aeroshark, e o objetivo é equipar todos os Boeings 777 da companhia. A economia gerada supera o custo da aplicação, que varia conforme o modelo da aeronave.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line