O vice-presidente Geraldo Alckmin está no Vaticano neste domingo 18 representando o Brasil na missa inaugural do papa Leão XIV, realizada e entregou ao pontífice um convite para a COP30, que ocorre em novembro em Belém, no Pará.

Além disso, Alckmin presenteou o papa com uma camisa do Santos. “Por seu intermédio, entreguei uma camisa do Santos de presente à Sua Santidade. Afinal, o peixe é um símbolo cristão e um símbolo campeão”, disse em suas redes sociais.

O papa Leão XIV realizou neste domingo a primeira missa seu papado perante mais de 100 mil fiéis. Além do vice-presidente brasileiro, do evento o vice-presidente dos EUA, J.D. Vance, a presidente do Peru, Dina Boluarte, o presidente da Colômbia, Gustavo Petro, Marcelo Rebelo de Sousa, de Portugal, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky.

Em sua primeira missa pública, Leão XIV denunciou o que chamou de “um paradigma econômico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”.

A missa inaugural do papa Leão XIV. Foto: Jacquelyn Martin/POOL/AFP

“Em nosso tempo, ainda vemos muita discórdia, muitas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo do diferente, por um paradigma econômico que explora os recursos da terra e marginaliza os mais pobres”, disse.

Crítico de guerras e defensor da paz, o papa completou citando os “irmãos e irmãs que sofrem por causa das guerras”, em referência aos conflitos em Gaza, Myanmar e Ucrânia.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/05/2025