Papa Leão XIV é vestido com Pálio durante missa inaugural de seu papado, neste domingo (18) – Foto: Reuters

Neste domingo (18), o papa Leão XIV celebrou sua missa inaugural na Basílica de São Pedro, dando início oficial ao seu pontificado. A cerimônia durou cerca de duas horas e foi acompanhada por uma multidão de fiéis e líderes mundiais.

O papa chegou em um papamóvel e percorreu a praça enquanto era saudado por fiéis de diferentes partes do mundo.

Durante a homilia, o pontífice destacou a importância do amor e da união entre os povos. Ele criticou um modelo de sociedade que “explora os recursos da terra e marginaliza os pobres”, pedindo uma Igreja que sirva de exemplo de esperança.

“No nosso tempo, ainda vemos demasiadas discórdias, demasiadas feridas causadas pelo ódio, pela violência, pelo preconceito, pelo medo do diferente, por um paradigma económico que explora os recursos da Terra e marginaliza os mais pobres”, disse. “Dentro dessa massa, queremos ser um pequeno fermento de esperança e de unidade. Olhai para Cristo, aproximem-se dele. Escutem a palavra de amor para que se torne sua única família”.

O papa também foi contra símbolos tradicionais de poder ao recusar o uso do trono durante a missa. Ele recebeu o Pálio, que simboliza sua missão pastoral, e o Anel do Pescador, peça usada para selar documentos oficiais. Esses itens foram entregues em frente ao altar, após pedido do próprio pontífice por uma cerimônia mais simples.

Leão XIV ainda se emocionou ao lembrar do período após a morte do papa Francisco e reforçou o desejo de seguir o caminho deixado pelo antecessor.

O novo papa, por fim, defendeu a aproximação com povos de outras religiões, destacando a importância do diálogo e da superação de divisões.

Confira a missa na íntegra:

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 18/05/2025