
Em medida preventiva contra a gripe aviária, o Governo de Minas Gerais descartou 450 toneladas de ovos fecundados neste sábado (17). A ação ocorre após a confirmação, pelo Ministério da Agricultura (Mapa), de um foco do vírus de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de Montenegro (RS), anunciado na quinta-feira (15).
Segundo a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais (Seapa-MG), os ovos foram rastreados até o local de origem no Rio Grande do Sul. Eles são usados para reprodução de aves, não para consumo. A secretaria informou que novos descartes podem ocorrer nos próximos dias, conforme o rastreamento for concluído.
“Ovos férteis são aqueles usados para fecundação e produção de aves, e não para consumo. O rastreamento de ovos férteis produzidos nessa granja da cidade de Montenegro, Rio Grande do Sul, está sendo finalizado e, portanto, a necessidade de novos descartes de produtos em Minas Gerais ainda pode ocorrer nos próximos dias”, destacou em nota.
De acordo com o Governo de Minas, “a Seapa e o IMA têm se mobilizado para conter a chegada da doença no estado, investindo em políticas de prevenção, rastreio e controle sanitários da Influenza Aviária, além de contato direto com o Ministério da Agricultura e Pecuária”.
O IMA mantém vigilância sobre doenças como newcastle, salmonelose e micoplasmose, promovendo ações de biossegurança em granjas comerciais, fiscalização de criatórios e educação sanitária em áreas de risco.
Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos do Brasil e o quinto em produção de galináceos. O surto da gripe aviária já impacta as exportações brasileiras. Até o momento, China, União Europeia, Argentina, Uruguai, Chile, México, Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas já restringiram, total ou parcialmente, a compra do frango brasileiro. As exportações do Rio Grande do Sul também foram suspensas temporariamente para todos os países por decisão das autoridades brasileiras.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line