Tornado deixou rastro de destruição em Kentucky, nos EUA. Foto: reprodução

Pelo menos 21 pessoas morreram após a passagem de tornados e tempestades severas pelos estados do Missouri e Kentucky, nos Estados Unidos, na noite de sexta-feira (16). As autoridades locais confirmaram os óbitos neste sábado (17), enquanto equipes de resgate continuam buscando desaparecidos entre os escombros.

No Kentucky, o governador Andy Beshear anunciou que pelo menos 14 pessoas perderam a vida devido aos tornados. “Começamos hoje [sábado] com a notícia devastadora de que perdemos pelo menos 14 de nossos habitantes devido às tempestades da noite passada, mas, infelizmente, esse número deve aumentar à medida que recebermos mais informações”, disse Beshear em suas redes sociais. “Por favor, rezem por todas as famílias afetadas”.

Um dos tornados atingiu o condado de Laurel, onde as buscas por sobreviventes continuam. “As buscas por sobreviventes continuam na área danificada”, informou o gabinete do delegado John Root.

Já no Missouri, pelo menos sete pessoas morreram, sendo cinco apenas na cidade de St. Louis. A prefeita Cara Spencer declarou estado de emergência e toque de recolher nas áreas mais afetadas. “Nossa cidade está de lento esta noite”, disse Spencer. “A perda de vidas e a destruição são realmente horríveis”.

Entre as vítimas está Patricia Penelton, uma voluntária ativa da Igreja Cristã Centennial, que morreu quando parte do prédio desabou durante a tempestade. Três pessoas ficaram presas nos escombros e precisaram ser resgatadas pelos bombeiros. “Foi realmente devastador”, afirmou o chefe do batalhão de St. Louis, William Pollihan.

Moradores relataram cenas de terror. “E de repente, muito barulho, vento forte”, disse Jeffrey Simmons Sr., que se abrigou no porão com o irmão. Quando saíram, encontraram o bairro destruído.

Além dos tornados, o sistema climático causou uma nuvem de poeira que envolveu Chicago, reduzindo drasticamente a visibilidade, e uma onda de calor extremo no Texas, com temperaturas acima de 40°C em cidades como Austin e San Antonio.

O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA emitiu alertas para novas tempestades severas nos próximos dias, com possibilidade de granizo do tamanho de bolas de tênis, no Kentucky, sul de Indiana, Illinois, Tennessee, Missouri, Arkansas e Ohio.

Segundo a Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), os tornados já causaram 54 mortes nos EUA em 2024. Os eventos desta sexta-feira destacam a crescente frequência e intensidade de fenômenos climáticos extremos no país.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025