O britânico Jansen, morador de Londres, na Inglaterra, pensou que fosse morrer durante suas férias no Rio de Janeiro, entre abril e o início de maio. A situação de risco, no entanto, não teve relação com a violência da cidade, e sim com um incidente inusitado na Praia de Copacabana.

No dia 26 de abril, Jansen cavava um buraco na areia junto a dois amigos quando decidiu se jogar dentro dele. O buraco, com cerca de 2,4 metros de profundidade, acabou se tornando uma armadilha: o turista ficou preso por mais de três horas, com a areia chegando à altura do peito.

A operação de resgate foi feita por banhistas e vendedores ambulantes, usando pás, baldes e até uma corda para tentar libertá-lo. O risco era alto, pois a cabeça do britânico estava abaixo do nível da areia, e qualquer movimentação mal calculada poderia provocar um soterramento.

Eu sou o cara que ficou preso no buraco. Eu estava cavando um buraco de 2,4 metros e vejamos. Bem, ficou um pouco acima da minha cabeça. Pensei que fosse morrer. Mas por sorte pessoas boas me salvaram”, comentou o turista.

O roteirista brasileiro Alan Smith, que presenciou tudo e filmou com o celular, contou que estava jogando futevôlei quando viu a aglomeração e se aproximou. “A princípio não sabia direito o que era e comecei a gravar”, disse ao GLOBO. Ele relatou que amigos do turista pediam para que todos se afastassem, preocupados com o risco de soterramento. “Pra mim, é onde o ser humano hoje é capaz de ir por uma foto. Achei uma loucura de verdade”, completou Alan.

na Inglaterra, de volta ao trabalho em um aeroporto, Jansen conversou com o RJ2 e agradeceu aos brasileiros que participaram do resgate. “Obrigado às pessoas do Rio que realmente me ajudaram. Eu definitivamente vou voltar. Foi surreal. Mas realmente eu achei que fosse morrer”, completou. O momento ganhou ares de descontração quando, durante o resgate, alguém ofereceu uma cerveja ao turista preso — um gesto que arrancou risos da multidão.

No final, após o uso da corda e esforço coletivo, o britânico foi finalmente retirado da areia sob aplausos. Para muitos, a cena foi inusitada. Como comentou uma banhista: “Sou do Pará e vi muita coisa, mas essa foi a primeira”.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 17/05/2025