
A organização World Press Photo anunciou nesta sexta-feira (16) a suspensão da autoria da famosa foto da “Menina do Napalm”, também conhecida como “The Terror of War”. A imagem, uma das mais marcantes da história do fotojornalismo, teve seu crédito original colocado em dúvida após a divulgação do documentário The Stringer, apresentado no Festival de Cinema de Sundance, em janeiro.
A fotografia histórica, registrada durante a Guerra do Vietnã, mostra a menina Phan Thi Kim Phuc correndo nua, queimada por napalm, em uma cena que chocou o mundo e alterou a percepção global sobre o conflito. Até hoje, o crédito da imagem era atribuído a Nick Ut, fotógrafo da agência Associated Press (AP), que venceu com ela o World Press Photo de 1973 e o Prêmio Pulitzer.
No entanto, o documentário aponta que o verdadeiro autor da imagem pode ter sido Thanh Nghe, um colaborador vietnamita da AP. A revelação levou a agência e o World Press Photo a realizarem investigações detalhadas. Segundo comunicado oficial da organização, foram conduzidas análises entre janeiro e maio deste ano, que resultaram na suspensão da atribuição da foto a Nick Ut “com efeito imediato”.

De acordo com a World Press Photo, as evidências levantadas — como a posição dos fotógrafos, o tipo de câmera utilizada e o local da captura — sugerem que outros profissionais presentes, como Nguyen Thanh Nghe ou Huynh Cong Phuc, “talvez estivessem em melhor posição do que Nick Ut para tirar a foto” em 8 de junho de 1972, no vilarejo de Trang Bang, Vietnã.
A Associated Press, por sua vez, concluiu sua própria investigação após quase um ano de apuração, envolvendo entrevistas, reconstruções em 3D, análise de negativos sobreviventes e estudo técnico das câmeras. A agência declarou que, embora não tenha encontrado provas conclusivas de que Nick Ut tirou a foto, também não há evidências definitivas de que outro fotógrafo tenha feito o registro.
“Não deixamos nada de fora, que seja do nosso conhecimento, e fizemos isso com muito respeito a todos os envolvidos. Não faz diferença para nós se mudamos o crédito, mas isso precisa ser baseado em fatos e evidências. E não há nenhuma evidência definitiva que comprove que Nick Ut não tirou esta foto”, afirmou a AP em nota oficial. Ainda assim, a agência decidiu manter a atribuição da imagem a Nick Ut.
Em fevereiro, o próprio Nick Ut reafirmou, por meio de uma publicação no Facebook, que a autoria da foto é sua.
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line