A primeira-dama e o presidente do Brasil, Janja da Silva e Lula, ao lado do presidente chinês e sua esposa, Xi Jinping e Peng Liyuan. Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Lula deixou claro seu descontentamento com o vazamento de uma fala da primeira-dama Janja da Silva em uma reunião com seu homólogo chinês, Xi Jinping, durante a viagem de volta da comitiva ao Brasil. Ele disse que o episódio foi “muito grave” e “inadmissível”.

Segundo a coluna de Mônica Bergamo na Folha afirmou S.Paulo, o vazamento foi classificado como “deslealdade”. “É inadmissível que pessoas escolhidas a dedo por mim para ir ao jantar quebrem a minha confiança atacando a minha mulher”, disse o petista.

Lula ainda apontou que ataques a Janja o expõem e atingem diretamente, e que um episódio desse, com uma pessoa de confiança prejudicando a primeira-dama, jamais poderia acontecer. Ele prometeu que não vai criar uma investigação ou pedir para ver o celular de ninguém para descobrir o responsável.

Lula não citou nominalmente nenhum ministro, mas membros da comitiva apontam que Rui Costa (Casa Civil) é o principal suspeito. Além dele, também estiveram no jantar Carlos Fávaro (Agricultura), Alexandre Padilha (Saúde), Simone Tebet (Planejamento), Mauro Vieira (Relações Internacionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia).

O presidente Lula ao lado da primeira-dama, Janja da Silva; do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); e ministros do governo ao desembarcar na China. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Após a bronca, ministros relataram que receberam mensagens ou ligações de jornalistas para tentar apurar desdobramentos do assunto e disseram que não responderam ninguém. O clima no voo foi de tensão por horas, até que Costa Filho (Portos e Aeroportos) agradeceu por não ter sido convidado para o jantar e fez todos rirem.

Outros ainda brincaram e sugeriram que o petista acionasse Andrei Rodrigues, diretor da Polícia Federal, para descobrir o responsável pelo vazamento. A primeira-dama demonstrou tranquilidade em conversas com ministros e Lula desembarcou de bom humor.

O próprio presidente reclamou publicamente do vazamento e defendeu Janja, dizendo que “alguém teve a pachorra de ligar para alguém e contar uma conversa que aconteceu em um jantar que era algo muito pessoal e confidencial”.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/05/2025