André Ventura, líder do partido de extrema-direita Chega, passou mal nesta quinta-feira (15). Foto: Divulgação

O líder do partido de extrema-direita Chega, André Ventura, desmaiou nesta quinta-feira (15) durante um comício ao ar livre em Odemira, no sul de Portugal, a apenas três dias das eleições legislativas antecipadas. Esta foi a segunda vez na semana que ele passou mal em um evento de campanha.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o político de 42 anos segurando o peito e tentando afrouxar a gravata antes de cair nos braços de assessores, que o levaram rapidamente para receber atendimento médico.

Ventura havia recebido alta na quarta-feira (14), após ter sido internado no Hospital de Faro por um espasmo esofágico relacionado a refluxo gástrico e pressão alta.

Segundo a parlamentar do Chega Marta Silva, um eletrocardiograma feito na ambulância após o novo colapso indicou que o coração do candidato está em boas condições. A suspeita médica é de que Ventura tenha sofrido mais um episódio de espasmo esofágico.

Em vídeo publicado na quarta-feira na rede social X (antigo Twitter), Ventura afirmou que estava se recuperando bem do primeiro incidente, que classificou como “muito assustador” e inédito em sua vida.

Fundado por Ventura em 2019, o Chega cresceu rapidamente no cenário político português com um discurso anti-imigração, anticorrupção e a defesa de penas mais severas para criminosos, como a castração química de estupradores reincidentes. Em 2022, o partido se tornou a terceira maior força no Parlamento e, no ano passado, quadruplicou seus assentos para 50.

Apesar da popularidade crescente, analistas políticos apontam que o partido gira em torno da figura carismática de Ventura, considerado o principal motor de sua ascensão. Pós-graduado em Direito e ex-comentarista esportivo, ele ganhou notoriedade em 2018 ao fazer declarações polêmicas contra a comunidade cigana.

As pesquisas de opinião para as eleições de domingo (19) colocam o Chega em terceiro lugar, com cerca de 18% das intenções de voto — o mesmo percentual obtido em 2024.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 15/05/2025