O número de brasileiros que desejam abrir o próprio negócio chegou a 90 milhões em 2023. O dado é do estudo Global Entrepreneurship Monitor (GEM), realizado pelo Sebrae com a Anegepe.
Com esse volume de empreendedores e candidatos a empreendedores, cresce também a busca por modelos mais seguros para sair do emprego tradicional. Uma das opções é o sistema de franquias, que oferece operação padronizada e um modelo de negócios já validado.
Para quem quer iniciar com investimento menor e mais autonomia, as franquias home based ganham destaque. Esse tipo de operação permite trabalhar de casa e oferece mais flexibilidade para quem deseja empreender sem abrir mão da estabilidade imediata.
Franquia home based permite testar o negócio antes de deixar o CLT
Segundo Elton Matos, CEO da Airlocker, a principal vantagem desse modelo é a estrutura enxuta. No caso da franquia de armários inteligentes da marca, por exemplo, o franqueado só precisa se deslocar até o local de instalação quando houver necessidade de manutenção ou checagem técnica.
Esse tipo de franquia costuma exigir menor investimento inicial e pode ser operada paralelamente ao emprego fixo. Isso facilita a transição para o empreendedorismo e reduz riscos no início da jornada.
Para quem avalia começar por esse caminho, Matos compartilhou quatro orientações para ajudar no processo de decisão.
Pesquise bem antes de assinar o contrato
O primeiro passo é conhecer a franqueadora em detalhes. Matos recomenda atenção redobrada à reputação, histórico e transparência da empresa.
“Seja criterioso ao escolher com quem fechará contrato. Você vai representar a marca, então precisa confiar na estrutura e no suporte oferecido”, alerta o executivo.
Estude o serviço ou produto que vai oferecer
Mesmo que a área seja nova, é possível aprender. O importante é buscar informações para entender o funcionamento do produto ou serviço.
“Você não precisa já ter experiência, mas precisa estudar muito. Conhecer bem o que vende é o que garante uma boa argumentação e atendimento ao cliente”, afirma Matos.
Crie uma rotina profissional, mesmo em casa
Apesar de operar de casa, a rotina deve ser organizada. Manter horários fixos e metas ajuda a estruturar o negócio e melhorar o desempenho.
“Trabalhar em casa exige disciplina. Tenha um cronograma diário e defina prazos para suas entregas. Isso faz diferença nos resultados”, recomenda.
Separe as finanças do negócio das finanças pessoais
Por fim, é importante manter as contas da empresa separadas das despesas individuais. Isso evita problemas de fluxo de caixa e endividamento.
“Não misture as contas. Planejamento financeiro é básico. Crie uma planilha e use a receita da operação para pagar os custos do negócio”, reforça o CEO.