A Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em parceria com o Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO) e o CAF – Banco de Desenvolvimento da América Latina e Caribe, oferece o curso “Mulheres na Gestão: Financiamento Externo para Políticas Públicas”.  

A formação é gratuita e voltada para gestoras públicas que operem a captação de recursos, preferencialmente mulheres que ocupam cargos nas áreas de planejamento, fazenda, administração e casa civil de estados e de municípios com mais de 80 mil habitantes ou 50 mil habitantes para municípios de fronteira, liderados por mulheres.

São oferecidas 35 vagas para o curso que será realizado em Brasília, entre os dias 26 a 28 de agosto de 2025, das 9h às 17h30, na modalidade presencial. As inscrições podem ser feitas até 8 de junho, clicando aqui

Leia também – Governo Lula promove 1ª Conferência Nacional das Mulheres Indígenas

De acordo com a organização, o curso preza pela inclusão, diversidade e representatividade regional de suas participantes, e há possibilidades de financiamento externo e aplicá-las de forma estratégica, para incentivar e desenvolver políticas públicas que promovam a igualdade de gênero, diversidade e inclusão, trocando experiências com outras gestoras. Há, ainda, a possibilidade de bolsas para viabilizar a vinda a Brasília, que inclui a passagem aérea, hospedagem e alimentação.

As alunas irão aprender sobre financiamento externo como ferramenta de desenvolvimento de políticas públicas locais; exigências e pré-requisitos para captação de financiamento externo; processo de aprovação de financiamento externo e os papéis da STN e da PGFN; elaboração de pleitos: estrutura e conteúdos básicos; experiências bem sucedidas de projetos com a perspectiva de gênero nas temáticas de sustentabilidade ambiental e adaptação climática; saúde, educação e desenvolvimento social; infraestrutura urbana; entre outros temas. 

Como participar? 

Como parte dos critérios de seleção serão observados fatores que contemplem inclusão e diversidade (cor/raça e Pessoa com Deficiência – PCD); diversidade regional, abrangendo equilíbrio de nível de IDH das localidades representadas; carta de motivação para participar do curso; e respaldo do município para participar do curso.

Para se candidatar será preciso apresentar a cópia digitalizada do RG, o Termo de Respaldo do Município e a Carta de Motivação (todos os documentos em formato PDF). Ao finalizar a inscrição pelo site da ENAP, a candidata será direcionada a um formulário para que sejam feitas a inclusão desses documentos e a complementação das últimas informações. A inscrição só será finalizada após preenchimento completo e inclusão de documentos no formulário adicional (Google Forms).

Leia também – Ministra Márcia Lopes participa de ato político na Câmara dos Deputados

A carta de motivação deve ser de uma página padrão (formato A4, fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5; margens: 2,5 cm x 3 cm 2,5 cm x 3 cm), contendo as seguintes informações:

Nome da proponente; apresentar as atribuições do cargo e a relação com a temática de captação de financiamento externo; explicar como o curso vai contribuir para o desenvolvimento profissional da candidata e da equipe de trabalho; e explicar como o conteúdo do curso pode ser benéfico para o município ou estado da candidata.

Ao final do curso a participante deverá ser capaz de compreender o papel da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) e as etapas do processo de aprovação do financiamento; conhecer os principais aspectos e requisitos para elaboração de pleitos; entender como projetos que consideram a perspectiva de gênero podem produzir maior desenvolvimento e impacto na sociedade. 

Da Redação do Elas por Elas, com informações da Enap 

 

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 14/05/2025