PF realiza nova fase de operação contra fraudes no INSS

Agentes da Polícia Federal (PF) foram às ruas nesta quarta-feira 14 na segunda fase da Operação Sem Desconto, a mesma que tornou públicas as informações sobre o esquema de fraudes que pode ter desviado 6 bilhões de reais de aposentados e pensionistas.

Segundo a PF, o objetivo desta nova etapa da ação, com mandados de busca e apreensão, é apurar a atuação de um operador financeiro ligado a uma das entidades investigadas. Ele teria comprado veículos de alto valor com recursos oriundos da fraude.

A PF não divulgou o nome do operador. Segundo o G1, o alvo é Cícero Marcelino de Souza Santos, apontado como assessor do presidente da Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais do Brasil (Conafer), Carlos Roberto Ferreira Lopes. Santos não foi localizado para comentar o caso.

Os investigadores apontaram que a organização atuaria como uma “ponte” para ajudar agricultores a ter acesso aos benefícios previdenciários. Em seu site, a confederação divulga o Programa +Previdência Brasil, que, em tese, contribuía para a educação previdenciária dos seus associados através de cursos e outras iniciativas.

Em nota após a primeira fase da operação, Ferreira Lopes afirmou que “observa o desdobramento do inquérito com serenidade, confiando no sistema judiciário” e informou que a receita do INSS “representa apenas 11% do total da entidade”.

A Operação Sem Desconto, que teve a primeira fase em 23 de abril, causou as demissões do então presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, e de outros membros da cúpula do órgão. A crise aberta no governo com a operação também resultou na queda de Carlos Lupi no Ministério da Previdência, ele foi substituído por Wolney Queiroz.

Artigo Anterior

“Reforma administrativa precisa de mais debate público”, diz senador Ciro Nogueira, no Fórum VEJA Insights

Próximo Artigo

Grande final da 1ª Copa da Reforma Agrária do Paraná é neste fim de semana

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!