O ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica, faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, vítima de câncer no esôfago em estágio avançado. A informação foi confirmada por Yamandú Orsi, atual chefe de Estado uruguaio. 

“É com profundo pesar que anunciamos o falecimento do nosso colega Pepe Mujica. Presidente, ativista, líder e líder. Sentiremos muita falta de você, querido velho. Obrigado por tudo o que você nos deu e pelo seu profundo amor pelo seu povo”, escreveu Orsi.

Mujica estava fora da cena política desde abril de 2024, quando informou que estava doente e que o estômago estava muito comprometido pelo câncer. Desde a última semana, recebia cuidados paliativos.

O progressista nasceu em Montevidéu, em 20 de maio de 1935. Foi presidente entre 2010 e 2015. Mas iniciou a trajetória política nos anos 1960, no Movimento de Libertação Nacional – Tupamaros, grupo conhecido por assaltar bancos para comprar comida e distribuir dinheiro aos pobres. 

Mujica passou 14 anos preso e seria executado pelos militares se os Tupamaros retomassem as atividades de guerrilha.

Em 1985, foi beneficiado por um decreto de anistia e deixou a prisão. Então, ajudou a fundar o partido de esquerda Movimento de Participação Popular (MPP)  e conquistou uma vaga na Câmara em 1994. Já em 1999, foi eleito senador. E, em 2005, foi nomeado ministro da Agricultura. 

À frente do Executivo, Mujica ficou conhecido por aumentar o gasto social, que passou de 60,9% para 75,5% do total do gasto público. “Os que comem bem, dormem bem e têm boas casas acham que se gasta demais em política social”, dizia. 

Também em seu governo, o salário mínimo no Uruguai aumentou 250% e propôs a legalização da maconha. 

Aposentou-se em 2020, quando era senador, por motivos de saúde. E dedicou os últimos anos de vida ao cuidado de plantas e à doação da maior parte de salário de ex-presidente a projetos de combate à pobreza. 

“A vida escapa e se vai minuto a minuto, e não podem ir ao supermercado comprar a vida. Então lutem para vivê-la, para dar conteúdo a ela”, também dizia. 

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 13/05/2025