O ex-ministro José Dirceu. Foto: Reprodução

O ex-ministro José Dirceu era um dos alvos do plano “Punhal Verde Amarelo”, que previa o assassinato de autoridades durante a trama golpista. Ele era citado com o sobrenome “Juca” no documento, elaborado pelo general Mario Fernandes.

Segundo a Folha de S.Paulo, um oficial da reserva do Exército próximo a Fernandes relatou que Dirceu era visto pelo grupo de militares do Palácio do Planalto como um possível líder na gestão do presidente Lula. O plano foi elaborado por bolsonaristas em 2022.

O plano criminoso previa uma operação militar clandestina contra quatro alvos: o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF); o presidente Lula; o vice-presidente Geraldo Alckmin e mais uma pessoa identificada como “Juca”.

O quarto alvo “Punhal Verde Amarelo” era descrito como uma “iminência parda do 01 e das lideranças do futuro gov” (sic) e o documento previa que “sua neutralização desarticularia os planos da esquerda mais radical”.

Geraldo Alckmin, Lula e Alexandre de Moraes durante diplomação no TSE. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Investigadores não conseguiram concluir a quem se referia o codinome “Juca”, mas cogitaram se tratar de Flávio Dino, então senador eleito e sido indicado para o comando do Ministério da Justiça. Os outros três alvos também eram citados com codinomes: Lula era chamado de “Jeca”, Alckmin de “Joca” e Moraes de “professora”.

A ideia era usar veneno e explosivos para matar os quatro. A execução do plano estava prevista para o dia 15 de dezembro de 2022, três dias depois da diplomação de Lula como presidente eleito pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Segundo a Procuradoria-Geral da República (PGR), o ex-presidente Jair Bolsonaro sabia da existência do plano e deu aval para a execução. “O plano foi arquitetado e levado ao conhecimento do presidente da República, que a ele anuiu, ao tempo em que era divulgado relatório em que o Ministério da Defesa se via na contingência de reconhecer a inexistência de detecção de fraude nas eleições”, diz o órgão.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/05/2025