As Brigadas Al-Quds, braço armado da Jiade Islâmica Palestina, realizaram uma sofisticada operação militar na manhã de sábado (11), tendo como alvo um grupo de oficiais e soldados israelenses no bairro de Shujaiya, na parte leste da Cidade de Gaza.

Segundo um comandante das Brigadas, a operação começou com uma emboscada cuidadosamente planejada, atraindo as forças israelenses para uma armadilha ao atingir um veículo blindado com um projétil, o que resultou em ferimentos confirmados entre sua tripulação, composta por oficiais e soldados.

Esse desenvolvimento ocorre após o recente anúncio das Brigadas Al-Quds de que seus combatentes haviam abatido e tomado o controle de um veículo aéreo não tripulado (VANT) de reconhecimento israelense que realizava uma missão de coleta de informações no leste de Gaza.

A operação faz parte da campanha contínua da Resistência Palestina em Gaza para repelir as incursões terrestres da ocupação israelense, que vêm sendo enfrentadas com intensidade e eficácia crescentes. Combatentes da resistência têm infligido perdas significativas às forças de “Israel”, tanto em pessoal quanto em equipamento militar, em meio a combates urbanos intensos.

A imprensa israelense informou que nove soldados da reserva da ocupação israelense sofreram ferimentos leves durante a noite devido à detonação de um artefato explosivo na área de Shujaiya, no norte da Faixa de Gaza, durante uma operação de varredura militar.

Entre os feridos, segundo os relatos, estavam dois oficiais superiores: o subcomandante da Divisão 252 e o comandante do Batalhão 6310.

A explosão ocorreu apenas um dia após o exército da ocupação israelense anunciar a morte de dois soldados e o ferimento de outros quatro em combates no sul da Faixa de Gaza. Um dos soldados feridos estava em estado crítico.

A escalada segue-se a uma declaração feita na quinta-feira (8) pelas Brigadas Al-Qassam, braço armado do Hamas, que reivindicaram a responsabilidade por atacar uma unidade israelense de engenharia composta por 12 membros que se preparava para explodir uma casa próxima ao cruzamento Fida’i, no bairro de al-Tannour, a leste de Rafá, no sul de Gaza.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/05/2025