No próximo sábado, 17 de maio, acontece no Centro Cultural Benjamin Péret, no centro de São Paulo, o evento de lançamento da Campanha Contra a Cassação do PCO. Será um dia cheio de atividades, iniciando com um almoço de confraternização e arrecadação, seguido pela tradicional Análise Política da Semana, realizada pelo presidente do PCO, Rui Costa Pimenta, transmitida pela Causa Operária TV ao vivo todos os sábados no início da tarde. Após a análise, ocorrerá o evento principal do dia, o debate sobre a cassação do Partido com a participação destacada de Rui Costa Pimenta, e transmissão simultânea.

O evento terá ainda a distribuição de material gratuito, na figura de um folheto exclusivo de 20 páginas, explicando todos os ataques contra o PCO, que vem sofrendo uma enxurrada de processos, tanto contra seus militantes, como contra seu presidente, e chegando a tentativas de cassação do Partido.

O PCO entrou na mira do STF pois é o único partido que denuncia abertamente o controle do Judiciário sobre o regime político brasileiro. Juntamente à ditadura do STF, a defesa intransigente do povo palestino, em particular de sua resistência armada, colocou o PCO na mira do sionismo, que se aproveita da ditadura do Judiciário para perseguir o Partido.

O evento será no CCBP – SP, na Rua Conselheiro Crispiniano, 73, próximo à estação de metrô Anhangabaú. Para contribuição com o evento, um convite com almoço incluído está sendo vendido no valor de R$60, e um convite especial, com uma contribuição solidária ao partido perseguido, está à venda pelo valor de R$100.

O pagamento pode ser feito via PIX para a chave: [email protected] ou cartão de crédito.

Apesar de denunciados com frequência, os processos contra o PCO até hoje permanecem em relativo mistério, por prosseguirem em grande medida em caráter de sigilo de justiça, aplicado ilegalmente pelo Judiciário para impedir uma denúncia mais sistemática. Assim, o detalhamento das peças e a defesa através de uma campanha pública, contra a perseguição política, é dificultada consideravelmente para os perseguidos pelo STF. Atualmente, o Partido está processado por terrorismo e por antissemitismo, além de estar incluído no Inquérito das Fake News, mas outros processos surgem a todo momento.

Na última Análise Política da Semana, Rui Costa Pimenta, destacou que o processo por antissemitismo contra um dos dirigentes do Partido, Francisco Muniz, foi extinto. Além disso, Rui destacou ter ido prestar depoimento por diversos desses processos. O Partido ainda sofre um processo por filiação indevida, que se seguiu após a retirada súbita de mil filiados do PCO pela Justiça Eleitoral, que foram refiliados após uma verificação com diversos deles de que não haviam se desfiliado. O processo por filiação indevida pode levar a uma pena de prisão para o presidente do Partido.

Justamente por isso, o evento é de grande importância, pois, apesar de não permitir ainda o detalhamento de todas as peças processuais, permite a discussão aberta sobre parte delas, também firmando uma base para a reunião de apoiadores do Partido, e de opositores da ditadura do Judiciário. O evento ainda consolida um espaço de discussão e elaboração para a oposição ao arbítrio do Supremo Tribunal Federal (STF). Portanto, fica como um importante passo na luta em defesa das liberdades democráticas no Brasil, pela liberdade de expressão e pelo direito de organização, prerrogativas básicas de qualquer regime minimamente democrático.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 12/05/2025