O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, recém-filiado ao PSD, afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), tem uma grande identificação com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), o que poderia complicar uma eventual candidatura à Presidência. Ainda assim, não descartou a possibilidade.
Leite ingressou no partido comandado por Gilberto Kassab nesta sexta-feira 9, após deixar o PSDB. Na nova legenda, disputa com o governador do Paraná, Ratinho Junior, uma candidatura ao Palácio do Planalto em 2026. Tarcísio, por sua vez, é visto como um possível “substituto” de Bolsonaro, diante da inelegibilidade do ex-capitão.
“O governador Tarcísio tem uma identidade ainda maior com o ex-presidente Bolsonaro, e isso talvez torne esse processo um tanto dificultador“, disse o gaúcho em entrevista ao jornal O Globo publicada neste sábado 10. “Não é impossível, desde que ele demonstre a disposição de construir pelo diálogo um projeto comum para o Brasil. Mas, nesse momento, tudo sinaliza que ele é candidato à reeleição em São Paulo.”
Questionado sobre a concorrência interna com Ratinho, Leite declarou não ter medo de promover uma discussão no PSD para tentar viabilizar sua candidatura. Reconheceu, contudo, que pode se retirar da disputa “lá na frente”, caso entenda que outro candidato ganhou mais terreno. Neste caso, pode se lançar à corrida por uma vaga no Senado.