Boato – Um vídeo que mostra uma onça atacando cavalos teria sido gravado em maio de 2025 no Brasil, em locais como Itacoatiara (AM), Nilópolis (RJ), Mato Grosso ou DF.
Análise
Circula nas redes sociais um vídeo impactante que mostra uma onça atacando um cavalo em campo aberto. As postagens mais recentes alegam que o registro foi feito em maio de 2025 em diferentes cidades brasileiras.
Entre os locais citados estão Itacoatiara (AM), Nilópolis (RJ), Mato Grosso e até regiões do Distrito Federal, como Samambaia. O vídeo, por seu conteúdo forte e aparência verossímil, gerou pânico em redes sociais e grupos de mensagens.
As mensagens que acompanham o vídeo variam em tom e detalhes. Algumas associam o ataque ao desmatamento, enquanto outras dizem que o animal estaria rondando propriedades rurais e atacando outros animais, como cachorros. Abaixo, confira o conteúdo que tem circulado junto com o vídeo (que não iremos mostrar aqui):
Versão 1: Misericórdia!!! Desmatamento dá nisso. Daqui à pouco essa fera estará nos nossos quintais. Más ela é linda!! Fala sério?? Que maravilha.
Versão 2: ATAQUE DE ONÇA É REGISTRADO EM ITACOATIARA – AMAZONAS . Os ataques de onças Pintadas, tem sido destaque em todo território nacional. Assim como aconteceu recentemente no Mato Grosso, um caso também recente foi registrado em uma fazenda em Itacoatiara – AM, precisamente na estrada do Piquiá, Am010. O animal causou alguns prejuízos na fazenda como, a perda de um cavalo de 3 anos e alguns cachorros. ” Ela ainda ronda por lá e continua atacando outros animais”, disse um fazendeiro.
Versão 3: Hoje (5) uma onça foi vista em um Haras aqui na Vila Fuck, a onça atacou um dos cavalos (vidro do cavalo não viu mostrar que é forte). Moradores estão preocupados.
Checagem
Apesar do alarde, não há confirmação oficial dos ataques nos locais citados e o vídeo sequer é recente. Para checar, vamos responder o seguinte: 1) O vídeo mostra um ataque de onça contra cavalos em maio de 2025 no Brasil? 2) Qual a origem do vídeo que mostra uma onça atacando cavalos? 3) Qual a origem das imagens em questão?
O vídeo mostra um ataque de onça contra cavalos em maio de 2025 no Brasil?
Não. O vídeo não é recente e não foi registrado em maio de 2025. Essa gravação já circulava anteriormente na internet e tem sido constantemente reciclada com novas versões e localizações falsas. Há registros do mesmo vídeo em postagens antigas, anteriores a 2025. Essa estratégia de reaproveitar conteúdo antigo com datas e locais novos é um padrão comum em boatos desse tipo.
Qual a origem do vídeo que mostra uma onça atacando cavalos?
A origem exata do vídeo não é confirmada. Há versões antigas do conteúdo que o relacionam a cidades como Salto de Pirapora (SP), mas nenhuma evidência concreta comprova essa localização.
O mais provável é que o vídeo tenha sido gravado em alguma região de mata ou fazenda no Brasil, mas sem qualquer ligação com os eventos recentes descritos nas mensagens. Nenhum órgão oficial confirmou que o ataque teria ocorrido em Itacoatiara, Nilópolis, Mato Grosso ou Samambaia (DF), como alegado.
Já houve fake news similares a esta?
Sim. Casos similares já foram desmentidos por veículos como o Boatos.org, que mostrou como vídeos de ataques de onças frequentemente são reutilizados fora de contexto para gerar alarde em redes sociais.
Já houve situações em que imagens antigas de onças foram usadas para afirmar que elas estavam “invadindo cidades” durante o isolamento social, como no caso da falsa onça no Morro da Urca.
Além disso, outros conteúdos antigos relacionados a ataques de onça foram verificados como falsos, como no caso da suposta foto da onça Juma morta. Ou seja: o temos não é exatamente uma novidade.
Conclusão
O vídeo que mostra uma onça atacando cavalos não foi registrado em maio de 2025 e tampouco tem relação com cidades como Itacoatiara (AM), Nilópolis (RJ), Mato Grosso ou DF. Trata-se de um conteúdo antigo que vem sendo compartilhado fora de contexto e, em cada ocasião, ganha um novo local e uma nova história como pano de fundo.
Fake news ❌
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)