O ex-presidente Jair Bolsonaro. Foto: Wilton Junior/Estadão Conteúdo

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, desafeto político do ex-presidente Jair Bolsonaro, tem causado um racha em seu partido, o PL. Ele tem sido descrito como “o melhor estrategista” para as eleições de 2026 por trabalhar na reeleição do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e tentar retirá-lo da disputa presidencial.

Segundo a coluna de Bela Megale no jornal O Globo, aliados de Bolsonaro acreditam que Kassab está tentando minar a intenção de Tarcísio para o Palácio do Planalto. Eles enxergam essa intenção, por exemplo, na filiação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, ao PSD e o estímulo à pré-candidatura de Ratinho Júnior, do Paraná.

Para a cúpula do PL, Kassab quer usar os nomes de Leite e Ratinho Jr. para “vender mais caro” um eventual apoio a Michelle Bolsonaro à Presidência e pode até tentar emplacar um vice do PSD. Ele tem sido elogiado pela “sagacidade” de manter Tarcísio em São Paulo.

O presidente do PSD, Gilberto Kassab, e o então presidente Jair Bolsonaro durante reunião no Palácio do Planalto, em 2019. Foto: Reprodução

A ideia de Kassab é convencer Tarcísio a disputar a reeleição e ocupar a posição de vice em sua chapa. O plano casa com a intenção de aliados de Bolsonaro, que buscam uma alternativa ao nome do governador e de Michelle para 2026.

Bolsonaro está inelegível até 2030 por decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e, apesar de não dizer publicamente que não será candidato, já sinaliza nos bastidores que a esposa e o governador são seus sucessores favoritos.

Bolsonaristas, no entanto, não estão muito felizes com as escolhas e querem tentar viabilizar o senador Rogério Marinho (PL-RN), ex-secretário especial da Previdência e ex-ministro do Desenvolvimento Regional, como candidato.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/05/2025