Padre Júlio Lancellotti e o novo Papa Leão XIV. Foto: Reprodução

O Padre Júlio Lancellotti usou as redes sociais na última quinta-feira (8) para destacar a simplicidade dos sapatos pretos do novo Papa Leão XIV, assim como Francisco usava.

No Threads, o padre compartilhou uma foto do novo papa ajoelhado na Capela Sistina enquanto rezava sozinho, após ser eleito o novo líder da Igreja Católica, e destacou os sapatos usados pelo pontífice: “Percebo o detalhe do sapato”, escreveu.

Lancellotti também ressaltou que o nome de Leão, escolhido por Robert Francis Prevost, associado ao Papa Leão XIII, carrega uma grande carga histórica, especialmente devido ao envolvimento do pontífice com as questões sociais no final do século 19.

“Ter um Leão depois de Francisco é impressionante”, disse Lancellotti, referindo-se ao legado de Leão XIII. Segundo o padre, Leão XIV, ao adotar esse nome, fortalece ainda mais o vínculo com a doutrina social da Igreja.

 

Ver no Threads

 

Assim como Francisco

Os mocassins simples usados por Leão XIV trazem à tona um poderoso símbolo de humildade e simplicidade, características que marcaram o pontificado de Francisco.

Esses sapatos, confortáveis e discretos, são um lembrete da ausência de cerimônias excessivas que ajudaram o Papa Francisco a se conectar com as pessoas comuns ao redor do mundo. Agora, Leão XIV parece seguir o mesmo caminho.

O Papa Francisco, antes de ser eleito, sempre comprou seus sapatos na mesma loja simples, em seu antigo bairro de Buenos Aires, na Argentina. Os sapatos pretos e discretos do pontífice representam um contraste marcante com os de rubi chamativos usados por seu antecessor, Bento XVI.

Francisco também expressou o desejo de ser enterrado com sapatos usados e desgastados. Ele escolheu não usar sapatos novos ou cerimoniais. O Papa pediu para ser enterrado com os sapatos de quem caminhou com ele, um gesto humilde que reflete seu pontificado e toda a sua vida.

Os sapatos gastos de Francisco no seu enterro. Reprodução

Em vez de adotar os tradicionais sapatos vermelhos, feitos de veludo ou seda, usados pelos papas anteriores, Francisco não se distanciou de suas raízes humildes. Ele escolheu sapatos pretos simples, com sola ortopédica, contrariando a tradição bizantina, quando os peregrinos beijavam uma cruz bordada no sapato do papa.

A escolha de sapatos simples reforça seu compromisso com a simplicidade e a humildade, características que definiram seu pontificado.

Os Sapatos Vermelhos de Bento XVI

O pontificado de Bento XVI, por outro lado, foi marcado pelo uso de sapatos vermelhos feitos sob medida. Longe de serem apenas um acessório de moda, o vermelho, dentro da tradição católica, simboliza o martírio e a Paixão de Cristo.

gettyimages-80733196.jpg ??
Papa Bento XVI usando seus sapatos vermelhos brilhantes em 17 de abril de 2008. Foto: Reprodução

Durante seu papado, os sapatos vermelhos de Bento XVI se tornaram uma verdadeira marca registrada. A ABC News chegou a chamar o Papa de “fashionista” em 2013, enquanto a revista Esquire nomeou seus sapatos como “acessório do ano” em 2007.

Além disso, os sapatos de Bento XVI causaram polêmica em outros momentos, especialmente devido aos rumores de que teriam sido feitos pela grife italiana de luxo Prada.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 09/05/2025