Lula reúne-se com Putin às vésperas do Dia da Vitória na Rússia. Foto: Divulgação

O presidente Lula foi recebido nesta quinta-feira (8) pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, em um jantar oficial no Kremlin, sede do governo russo em Moscou. O encontro ocorreu na véspera do desfile militar que marca os 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na Segunda Guerra Mundial, comemorado em 9 de maio.

Lula desembarcou na capital russa na quarta-feira (7), por volta das 12h15 no horário local (06h15 em Brasília), e é um dos líderes internacionais convidados para acompanhar as celebrações do Dia da Vitória, um dos eventos mais importantes do calendário político russo.

Além do caráter diplomático, a visita de Lula à Rússia é vista como um gesto de reafirmação da independência da política externa brasileira.

O Desfile do Dia da Vitória ocorre tradicionalmente na Praça Vermelha, em Moscou, com forte apelo nacionalista e demonstrações de poder militar. A cerimônia é amplamente utilizada por Putin como instrumento de propaganda política, reforçando sua imagem de liderança diante da opinião pública interna e global.

Além de Lula, outros chefes de Estado foram convidados para participar das festividades, que ganham ainda mais peso simbólico em 2025 devido ao aniversário de 80 anos do fim da Segunda Guerra Mundial.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025