O presidente nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), Humberto Costa (PE), visitou, nesta quinta-feira (8), a 5ª Feira Nacional da Reforma Agrária, evento organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), no Parque da Água Branca, em São Paulo. O senador aproveitou a ocasião para elogiar o engajamento do MST na luta por justiça social no país, principalmente no que diz respeito ao enfrentamento da fome, e reiterou que o PT é favorável à reforma agrária e continuará brigando por ela.

“Nós temos uma ampla compreensão da importância da luta pela reforma agrária no Brasil”, discursou o senador. “Do papel que o campo tem para garantir ao nosso país a possibilidade de a população ter acesso a alimentos de qualidade. É isso que os movimentos de luta pela reforma agrária têm feito, o MST, muito em particular”, reconheceu Humberto Costa.

O presidente do PT destacou que a feira é uma oportunidade para que todos saibam o quanto os movimentos sociais contribuíram para os avanços do país.

Leia mais – Teixeira: reconstrução do MDA garantiu avanços para pequeno agricultor e assentados

Costa apontou para o papel da agricultura familiar e “como ela vem se desenvolvendo, do ponto de vista tecnológico, como ela tem investido no sentido de ampliar a sua produção”.

Para o senador, o setor irá se aprimorar ainda mais e “dar uma grande contribuição para que o Brasil, um país que tem tudo para alimentar toda a sua população, possa fazê-lo da melhor maneira possível”.

“Quero trazer o meu apoio, a minha solidariedade, e dizer que, lá no nosso partido, nós nos consideramos aliados incondicionais da luta pela reforma agrária e da luta que faz o MST no nosso país”, concluiu.

Papel das cooperativas

Ainda no evento, em entrevista ao canal R7, Humberto falou sobre como as cooperativas têm ajudado na ampliação da produção de alimentos no país, podendo contribuir, inclusive, para a redução dos preços.

“Temos conhecimento de todas as ações, por meio de cooperativas, dentro dos assentamentos, para a ampliação e qualificação da produção, para a utilização mais intensiva de uma agricultura orgânica e também para uma ampliação da própria produção”, destacou o parlamentar.

Confira a galeria de imagens da feira (fotos: Roberto Stuckert Filho)

governo Lula prioriza o tema da reforma agrária, cujas ações estão no escopo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). “Todas as demandas que nós temos recebido, seja para ampliar o número de assentamentos, para agilizar os processos, financiamento, o governo está trabalhando. Acredito que até o fim do ano que vem, quando se encerra o governo, teremos avançado ainda mais.”

Da Redação

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 08/05/2025