Donald Trump comemorou a eleição de Robert Prevost como o primeiro papa americano, destacando o orgulho nacional e a expectativa de um bom relacionamento com o novo pontífice
O presidente Donald Trump celebrou a eleição do cardeal Robert Francis Prevost como papa, o primeiro norte-americano a se tornar líder da Igreja Católica, e afirmou que espera conhecê-lo pessoalmente.
“É uma grande honra saber que ele é o primeiro papa americano. Que emoção, e que Grande Honra para nosso país”, escreveu Trump em uma publicação nas redes sociais nesta quinta-feira (8). “Estou ansioso para me encontrar com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
Prevost, que adotará o nome de Leão XIV, é visto por analistas do Vaticano como alguém que pode estabelecer um bom relacionamento com Trump, mas também pode entrar em conflito com o presidente em questões como imigração. Nascido em Chicago, o cardeal de 69 anos passou grande parte de sua vida fora dos EUA, principalmente no Peru e em Roma.
Sua eleição ocorreu no segundo dia de votação no Vaticano. O conclave começou na quarta-feira, quando os 133 cardeais eleitores foram trancados na capela para escolher o sucessor do Papa Francisco, que faleceu em abril. Durante o processo, os cardeais ficaram isolados, sem contato com o mundo exterior, e só puderam sair após chegar a um acordo.
Trump, que brincou dizendo que gostaria de ser papa, havia indicado Timothy Dolan, arcebispo de Nova York, como sua preferência para o papado. O ex-presidente recebeu críticas de católicos, incluindo o próprio Dolan, após postar uma imagem gerada por IA mostrando-se vestido como papa.