
O Vaticano liberou uma fumaça preta às 6h50 desta quinta-feira (8) da chaminé da Capela Sistina, em meio ao conclave, que discute a escolha de um novo papa. A cor simboliza a falta de consenso entre os cardeais na escolha do pontífice que substituirá Francisco.
Com a falta de definição, o debate será retomado até que o novo representante da Igreja Católica seja escolhido. Só então o Vaticano liberará a fumaça branca, anunciando que os cardeais reunidos desde a manhã de hoje na Capela Sistina chegaram a um consenso.
As votações seguem horários específicos e, caso um papa seja eleito, a fumaça branca será liberada de acordo com o seguinte cronograma (horário de Brasília):
- 12h30: Só sairá fumaça neste horário se um novo papa for eleito (ou seja, fumaça branca).
- 14h: Se um papa for eleito, sairá fumaça branca; caso contrário, sairá fumaça preta.
Se não houver consenso até o quarto dia, uma pausa será feita para oração e diálogo entre os cardeais. A votação será retomada no sexto dia e continuará até o 12º. Outras pausas poderão ocorrer no sétimo e no décimo dias.
Para ser eleito, o candidato precisa de pelo menos 89 votos, ou seja, o apoio de dois terços dos cardeais votantes. Nenhum conclave na era moderna escolheu um papa no primeiro dia. O papa Francisco, por exemplo, foi eleito após cinco rodadas de votação.
Fumaça preta é vista na chaminé da Capela Sistina, indicando que novo papa ainda não foi escolhido pelos cardeais.
➡ Assista ao #GloboNewsemPonto: https://t.co/bFwcwLpLU9 #GloboNews pic.twitter.com/xriyUxOP66
— GloboNews (@GloboNews) May 8, 2025
Conheça as redes sociais do DCM:
Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line