A Fundação Perseu Abramo (FPA), em parceria com a Comissão de Assuntos Educacionais do PT Nacional (Caed), realiza o seminário nacional “A realidade da educação brasileira e os desafios do PT”, nos dias 29, 30 e 31 de maio, em Brasília. O evento contará com a presença de ministros do governo Lula e do presidente da FPA, Paulo Okamotto, além de professores, acadêmicos e especialistas em educação.
O seminário tem como objetivo central construir um discurso sobre a realidade da educação brasileira, que servirá de base para a elaboração de propostas para as eleições de 2026. Os debates também visam consolidar a visão da educação como pilar fundamental para o desenvolvimento nacional.
A programação do seminário será dividida em sete painéis, que abordarão desde a política educacional do governo Lula III até a organização setorial do PT, passando por temas como a conjuntura internacional, a comunicação digital, a gestão democrática e o financiamento da educação. Ao final do evento, será apresentado um balanço, desafios e atualização dos 13 pontos prioritários da educação.
A presença de figuras como o ministro da Educação, Camilo Santana, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, a ministra dos Direitos Humanos, Macaé Evaristo, o senador e presidente do PT, Humberto Costa, a senadora Teresa Leitão e o presidente da FPA, Paulo Okamotto, demonstra a importância estratégica do tema para o partido e para o governo.
O seminário é direcionado a membros da Caed em nível nacional, militantes e parlamentares interessados na temática. As vagas são limitadas a 300 participantes.
Participe!
Não perca a oportunidade de contribuir para o debate sobre o futuro da educação brasileira. Inscreva-se no seminário nacional “A realidade da educação brasileira e os desafios do PT” através deste link.
Confirma a programação completa:
SEMINÁRIO NACIONAL
A realidade educacional brasileira e os desafios do PT
Quinta-feira (29/05)
18h Painel 1/Abertura – A política educacional no governo Lula III
Sexta-feira (30/05)
9h Painel 2 – Conjuntura internacional e contexto político e social brasileiro, mundo do trabalho e desenvolvimento com inclusão, transição ecológica e soberania.
14h Painel 3 – As interfaces da ação educativa com a comunicação digital, a IA e a gestão democrática.
16h30 Painel 4 A cobiça privada sobre o fundo público, modelos de gestão e sistemas de avaliação nacional
Sábado (31/05)
8h Painel 5 – Plano Nacional de Educação no Congresso Nacional, as capacidades de coordenação política e normatização nacional.
10h Painel 6 – Balanço, desafios e atualização dos 13 pontos prioritários da educação no PAG 2022: entre o dito e o feito, o necessário e o possível.
12h Painel 7 – Organização setorial no Partido dos Trabalhadores, Eleições 2026, Federação Brasil da Esperança e Frente Ampla Democrática.
Da Redação