Advogada alerta que reforma tributária pode elevar tributos no agro

A reforma tributária poderá elevar a carga tributária em praticamente toda a cadeia produtiva do agronegócio em razão da extinção dos benefícios fiscais sobre os insumos e da eliminação de créditos presumidos de contribuição ao PIS, Cofins e ICMS.

Também serão afetados os incentivos atualmente usufruídos por produtores rurais, tanto pessoas físicas, quanto jurídicas, segundo avaliação do Martinelli Advogados.

“O aumento da carga tributária poderá ocorrer em todos os elos da cadeia do agronegócio, desde a aquisição de insumos até a saída do produto final da agroindústria, devido não apenas à perda dos benefícios fiscais atualmente existentes, mas também ao próprio aumento do custo da produção verificado nos serviços de transporte, armazenagem, logística e arrendamento mercantil, entre outros”, destaca a advogada tributarista Camila Lotito, sócia do Martinelli.

Ela explica que, embora a simples elevação da alíquota não implique necessariamente aumento de carga tributária efetiva, já que existe a possibilidade de aproveitamento de créditos, há inúmeras variáveis que precisam ser consideradas.

Fonte: Migalhas

Leia mais em: https://tinyurl.com/ykepexbz

Artigo Anterior

MST é o único a produzir sementes de hortaliças agroecológicas no Brasil

Próximo Artigo

Saídas para compensar IR são discutidas, como cobrar mais de bancos e PJ, diz Motta

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!