Governo federal oferece curso de educação midiática e direitos humanos a professores; veja como participar

O governo federal abriu inscrições para o curso ‘Educação Midiática para a Promoção e Defesa dos Direitos Humanos e Diversidades‘. Direcionado a professores e demais profissionais da educação básica, o curso tem como objetivo preparar agentes multiplicadores em educação midiática, para promover e defender os direitos humanos e as diversidades em seus espaços de atuação.

O curso trará um enfoque aprofundado em temas como proteção de crianças e adolescentes, exposição midiática de educadores, além de questões interligadas, como a aporofobia (ou o sentimento de aversão aos pobres), o racismo e as mudanças climáticas.

A formação será totalmente na modalidade de educação a distância, e ministrada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). O curso tem carga horária total de 225 horas, e acontecerá no período de 2 de junho de 2025 a 31 de janeiro de 2026.

Os interessados têm até o dia 12 de maio para se inscrever via formulário de inscrição; a formação é gratuita e serão oferecidas 7.560 vagas, das quais 5.400 prioritariamente serão destinadas a professores em atuação na educação básica. Outras 2.160 poderão ser ocupadas pelo demais profissionais da educação básica ou de outras áreas ligadas à educação.

Os pré-requisitos para pleitear a vaga são:

  • ser professor ou profissional da educação básica em atuação ou atuar em outras áreas ligadas à educação;
  • possuir graduação concluída ou, caso não possua, ter vínculo profissional na educação básica ou em demais funções ligadas à educação;
  • ter recursos — como acesso à internet e aparelhos eletrônicos com conectividade — para acessar o conteúdo das aulas, os fóruns e as atividades avaliativas;
  • e dispor de, em média, oito horas semanais para o desenvolvimento das atividades do curso.
Artigo Anterior

Relator do Conselho de Ética recomenda suspensão de Gilvan da Federal por ataques a Gleisi Hoffmann

Próximo Artigo

Brasil tem 250 mil usuários em grupos de ódio na internet, diz pesquisador

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!