Nesta segunda (5), o Sintaema participou de nova reunião para apresentação do balanço das metas do primeiro trimestre sobre o Programa de Participação nos Resultados (PPR) 2025, a ser pago em 2026. Após a apresentação da Sabesp, o Sintaema assinou as metas, mas deixou claro suas preocupações sobre os desafios da empresa a em tempos de tantas demissões.

Leia também – PPR 2025 | Sintaema comunica à Sabesp decisão histórica da categoria por divisão igualitária

Cenário de falta de trabalhadores

Durante a reunião, após cobranças do Sindicato, a direção da Sabesp apresentou o balanço das metas do primeiro trimestre de 2025. Segundo a empresa, apenas três indicadores não atingiram os resultados esperados no período

Apesar do tom otimista da direção da Sabesp, o presidente do Sintaema, José Faggian, manifestou preocupação com a viabilidade do cumprimento das metas. “Temos dificuldade em acreditar que esse cenário se sustente, considerando a constante perda de profissionais capacitados e a ausência de reposição em níveis adequados. O que vemos nas unidades é sobrecarga e falta generalizada de trabalhadores e trabalhadoras”, afirmou Faggian.

O presidente do Sindicato também destacou que menos de 25% dos postos deixados por aposentadorias e desligamentos estão sendo repostos. “Fico me perguntando como a Sabesp pretende dar conta desse projeto, com inúmeras reclamações de falta d’água e das denúncias sobre a qualidade do serviço com um quadro reduzido e contratações temporárias sem experiência.”

O Sintaema reforçou que seguirá firme na cobrança e no acompanhamento das metas do PPR, não apenas para garantir essa conquista da categoria, mas também para assegurar que a população continue tendo acesso a saneamento de qualidade, sem prejuízos ao meio ambiente.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 05/05/2025