Após semanas de especulações em Brasília, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) oficializou nesta segunda-feira (5) a nomeação de Márcia Lopes como nova ministra das Mulheres. Ela assume o cargo no lugar de Cida Gonçalves, cuja exoneração será publicada em edição extra do Diário Oficial da União ainda hoje.
A posse de Márcia já foi realizada, marcando o retorno da paranaense à Esplanada dos Ministérios. Ela atuou anteriormente como ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em 2010, no segundo mandato de Lula.
Márcia é formada em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), onde também foi professora. A nova ministra é mestre também em Serviço Social pela PUC-SP.
Filiada ao Partido dos Trabalhadores desde os anos 1980, ela começou a atuar na vida pública como secretária de Assistência Social da Prefeitura de Londrina nos anos 1990. Foi eleita vereadora em 2000 e disputou a prefeitura em 2012, ficando em terceiro lugar.

Márcia também participou de importantes instâncias nacionais, como o Conselho Nacional de Assistência Social e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de ter presidido a Rede de Pobreza e Proteção Social do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).
Na transição entre os governos Bolsonaro e Lula, em 2022, Márcia atuou como uma das coordenadoras do grupo técnico de assistência social. Ela é também irmã de Gilberto Carvalho, ex-ministro da Secretaria-Geral da Presidência e um dos assessores mais próximos de Lula ao longo de sua trajetória política.
Com a nomeação, o governo Lula reafirma seu compromisso com o fortalecimento das políticas voltadas às mulheres, em um momento de ajustes estratégicos dentro da Esplanada.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line