
A morte do sargento da Aeronáutica Alexandre da Costa Piedade, 53, assassinado com oito facadas na última sexta-feira (2), na Ilha do Governador, está sendo investigada pela Polícia Civil do Rio de Janeiro.
O principal suspeito do crime é Lucas do Nascimento Freire de Barros, 30, também militar da Força Aérea Brasileira, reformado desde 2019 por alienação mental.
Segundo relatos, Alexandre havia acabado de sair do trabalho e parou para tomar um café quando foi surpreendido por Lucas, que o atacou com uma faca. A vítima foi atingida no rosto, pescoço e costas, morrendo no local antes da chegada do socorro.
O agressor foi encontrado horas depois com marcas de espancamento na Estrada das Canárias. De acordo com a polícia, ele havia se refugiado na comunidade do Barbante e foi agredido por traficantes. Lucas está internado em estado grave sob custódia no Hospital Municipal Evandro Freire.

Em 2020, o suspeito já havia sido preso por matar um homem durante uma briga de trânsito em Guaratiba. Na época, um laudo psiquiátrico apontou que ele sofria de esquizofrenia paranoide. Mesmo com o parecer médico, a Justiça optou por mantê-lo em liberdade.
Lucas, segundo informações do Metrópoles, foi considerado permanentemente incapaz para o serviço militar em 2019. O diagnóstico incluía alienação mental e recomendava cuidados contínuos de enfermagem, além do afastamento de qualquer atividade profissional.
A Delegacia de Homicídios da Capital (DHC) segue com as investigações para entender as motivações do crime e se houve alguma relação anterior entre o suspeito e a vítima.
Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line