O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse neste domingo 4 que não acredita que a Rússia respeitará uma trégua de três dias, de 8 a 10 de maio, para marcar a comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

O mandatário russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira uma trégua na frente ucraniana da meia-noite de 7 para 8 de maio até a meia-noite de 10 para 11 de maio.

“Esse não é o primeiro desafio ou as primeiras promessas de cessar-fogo feitas pela Rússia”, disse Zelensky aos repórteres durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente tcheco, Petr Pavel.

“Sabemos com quem estamos lidando e não acreditamos neles”, acrescentou Zelensky, que chegou a Praga neste domingo para uma visita de dois dias acompanhado de sua esposa.

“Hoje e todos estes dias estão falando de que querem uma espécie de cessar-fogo parcial, mas vocês deveriam saber, por exemplo, que o número de ataques hoje é o maior nos últimos meses”, apontou o governante ucraniano.

Citando um relatório militar, Zelensky afirmou que a Rússia realizou mais de 200 ataques no sábado.

“Então não há fé alguma [neles]”, ele acrescentou.

Por sua vez, Petr Pavel, um ex-general da Otan, observou que “Putin pode terminar a guerra com uma única decisão, mas até agora não mostrou nenhuma vontade de fazê-lo”.

A República Tcheca, membro da União Europeia e da Otan, tem fornecido ajuda humanitária e militar à Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Além disso, recebeu mais de meio milhão de refugiados de guerra e forneceu equipamento para o Exército ucraniano, como tanques, veículos blindados e helicópteros.

De acordo com a presidência russa, Putin tomou essa decisão “por razões humanitárias” e para marcar o 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que a Rússia está preparando para comemorar com grande pompa em 9 de maio.

Espera-se que cerca de 20 líderes acompanhem Putin no dia 9 de maio em Moscou para as comemorações.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 04/05/2025