Zelensky diz que não acredita que a Rússia vai respeitar trégua de três dias

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, disse neste domingo 4 que não acredita que a Rússia respeitará uma trégua de três dias, de 8 a 10 de maio, para marcar a comemoração do fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.

O mandatário russo, Vladimir Putin, anunciou na segunda-feira uma trégua na frente ucraniana da meia-noite de 7 para 8 de maio até a meia-noite de 10 para 11 de maio.

“Esse não é o primeiro desafio ou as primeiras promessas de cessar-fogo feitas pela Rússia”, disse Zelensky aos repórteres durante uma coletiva de imprensa conjunta com o presidente tcheco, Petr Pavel.

“Sabemos com quem estamos lidando e não acreditamos neles”, acrescentou Zelensky, que chegou a Praga neste domingo para uma visita de dois dias acompanhado de sua esposa.

“Hoje e todos estes dias estão falando de que querem uma espécie de cessar-fogo parcial, mas vocês deveriam saber, por exemplo, que o número de ataques hoje é o maior nos últimos meses”, apontou o governante ucraniano.

Citando um relatório militar, Zelensky afirmou que a Rússia realizou mais de 200 ataques no sábado.

“Então não há fé alguma [neles]”, ele acrescentou.

Por sua vez, Petr Pavel, um ex-general da Otan, observou que “Putin pode terminar a guerra com uma única decisão, mas até agora não mostrou nenhuma vontade de fazê-lo”.

A República Tcheca, membro da União Europeia e da Otan, tem fornecido ajuda humanitária e militar à Ucrânia desde o início da invasão russa em fevereiro de 2022.

Além disso, recebeu mais de meio milhão de refugiados de guerra e forneceu equipamento para o Exército ucraniano, como tanques, veículos blindados e helicópteros.

De acordo com a presidência russa, Putin tomou essa decisão “por razões humanitárias” e para marcar o 80º aniversário da vitória sobre a Alemanha nazista, que a Rússia está preparando para comemorar com grande pompa em 9 de maio.

Espera-se que cerca de 20 líderes acompanhem Putin no dia 9 de maio em Moscou para as comemorações.

Artigo Anterior

Mídia amplificou fake news de Eduardo Bolsonaro sobre visita de “enviado dos EUA” contra Moraes

Próximo Artigo

JOGO ABERTO

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!