Lula retoma viagens internacionais com passagens pela Rússia e China

O presidente Lula (PT) retoma a sua agenda de viagens internacionais esta semana, com passagens pela Rússia e China.

O petista embarca na terça-feira 6 para a Rússia, para participar de um compromisso em Moscou. Lula foi convidado pelo presidente Vladimir Putin para participar das celebrações dos 80 anos da vitória da União Soviética sobre a Alemanha nazista na segunda guerra mundial.

O feriado, no dia 9 de maio, é o mais importante do país e vai contar com um desfile cívico-militar em Moscou. Lula e Putin também manterão reuniões bilaterais entre os dias 8 e 10 de maio.

Na sequência, Lula embarca para a China onde cumpre agendas nos dias 12 e 13 de maio. A visita do presidente se dá no contexto da Cúpula entre China e países da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula e Xi Jinping se encontrarão em meio ao acirramento da guerra comercial entre Estados Unidos e China, as duas maiores economias do planeta. A imposição de tarifas mútuas, desencadeada por iniciativa do presidente norte-americano Donald Trump, vem causando sucessivas turbulências nos mercados de ações e alimenta o temor de uma recessão global.

É a segunda visita de Lula à China em seu terceiro mandato. A visita anterior ocorreu em abril de 2023, retribuída por Jinping em visita de Estado em novembro do ano passado, após a Cúpula do G20, sediada pelo Brasil. Além disso, eles haviam se encontrado outra vez em 2023 na Cúpula dos Brics, na África do Sul.

Artigo Anterior

Terroristas iam executar criança ao vivo e matar centenas com bombas em show de Lady Gaga

Próximo Artigo

Segurança pública é a grande aposta de Lula para sua reeleição

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!