
Danilo Caymmi, irmão de Nana Caymmi (1941-2025), expressou seu descontentamento com o uso indevido do nome de sua irmã por apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em um vídeo postado em seu Instagram, neste sábado, 3. Em meio ao luto pela perda da cantora, ele demonstrou indignação com a associação da imagem de Nana à política.
“No momento de luto, a gente repudia, e falo em nome de todos, mas principalmente da minha irmã, o aproveitamento político que estão fazendo com relação a ela. Para vocês terem ideia, a Nana não tinha celular, não tinha e-mail, não tinha rede social nenhuma. Ela estava alheia aos acontecimentos há, no mínimo, dez anos. Então, isso é muito grave”, afirmou Danilo no vídeo.
Embora Nana tenha expressado apoio a Bolsonaro em uma entrevista à Folha de S. Paulo em 2019, Danilo defende que a cantora não tinha plena compreensão das intenções do ex-presidente e foi manipulada por ele. Do hospital onde esteve internado, o inelegível a homenageou.
“É injusto não dar a esse homem um crédito de confiança. Um homem que estava fodido, esfaqueado, correndo pra fazer um ministério, sem noção da mutreta toda… Só de tirar PMDB e PT já é uma garantia de que a vida vai melhorar. Agora vem dizer que os militares vão tomar conta? Isso é conversa de comunista”, disse a cantora à época.
“A opinião política dela era completamente superficial. Não tinha essa profundidade”, completou. “Eu falo para as pessoas que gostavam da Nana, dos artistas, das pessoas de bem que ela ofendeu de certa maneira, que foi muito difícil para nós. É muito superficial. Eu acho que ela foi, de certa maneira, manipulada com relação a essas coisas.”
Estranhíssimo depois que Nana Caymmi faleceu, seus irmãos virem a público falarem sobre a posição política dela.
Deveriam deixá-la em paz neste momento.
Grande artista, belíssima voz.
Que Deus a abençoe e a conceda a paz para sua alma. pic.twitter.com/zWgcDXykCe— Karly🇧🇷 (@karenllyandra) May 4, 2025
Danilo ainda ressaltou que não quer que a memória de sua irmã seja utilizada para aprofundar ainda mais a polarização no Brasil. “É muito difícil para mim ver esse aproveitamento – repito, aproveitamento político. Um Brasil polarizado, também a contragosto de todos. Esse aproveitamento político da imagem da minha irmã e da memória da minha irmã”, concluiu.
Bolsonaristas, por sua vez, não esconderam sua revolta com as declarações de Danilo, acusando-o de desrespeitar as opiniões políticas de Nana, especialmente após seu apoio público.