Nelson Wilians ficou conhecido por representar celebridades, mas sofre processo de assédio moral por ex-sócia. Foto: instagram

O advogado Nelson Wilians, conhecido por atuar em casos de grande visibilidade e representar figuras públicas, se tornou alvo de um processo disciplinar instaurado pelo Tribunal de Ética e Disciplina da OAB do Distrito Federal. A apuração foi motivada por denúncias feitas pela ex-sócia Lívia de Moura Faria Caetano de seu escritório, que o acusa de assédio moral e violência de gênero no ambiente profissional.

Além de Wilians, os advogados João Carlos Salles de Carvalho, Fábio da Costa Vilar e Lucy Fátima Estanqueiro também são alvos da apuração, conforme decisão da vice-presidente do Tribunal de Ética, Milena Silveira Saraiva. A investigação teve início após Lívia protocolar uma representação na qual acusa os colegas de quebra de decoro, desrespeito e inobservância ao dever de urbanidade, após 12 anos na empresa com sede em São Paulo.

Segundo a ex-sócia, as ofensas ocorreram após sua saída do escritório. Cerca de dez meses depois, ela ajuizou ação cautelar solicitando a exibição de documentos e dados referentes ao período em que integrou a sociedade. A partir daí, sustenta que passou a ser alvo de ataques com conotação de gênero, inclusive nas peças processuais assinadas pelos advogados envolvidos.

A defesa de Nelson Wilians, em resposta à ação, negou que Lívia tivesse direito às cotas societárias e classificou suas alegações como fantasiosas. O texto ainda afirma que a ex-sócia teria um “fetiche” em ser reconhecida como sócia patrimonial, além de fazer acusações consideradas “intrometidas” sobre movimentações financeiras privadas.

Entre as celebridades clientes do advogado, estão a viúva de Gugu, Gustavo Lima e Pablo Marçal. Foto: Reprodução/Montagem

Lívia afirma que tais expressões foram utilizadas com o objetivo de intimidar, constranger e humilhar, configurando, segundo ela, violência processual de gênero. Por isso, pediu não apenas a instauração do processo, mas também a suspensão cautelar dos quatro advogados citados.

Ela também solicitou o envio das denúncias à Comissão da Mulher Advogada da OAB/DF, ao Conselho Federal da OAB e à vice-presidente da seccional, Lenda Tariana. A representação aguarda deliberação da Ordem sobre os próximos passos.

Em contato com a imprensa, Wilians disse já haver uma sentença favorável a ele na esfera criminal e que sua assessoria se pronunciaria em breve. No entanto, até o momento, nenhum comunicado oficial foi enviado.

Nelson Wilians ganhou notoriedade por atuar em causas envolvendo nomes como o cantor Gusttavo Lima, a viúva do apresentador Gugu Liberato e o empresário Pablo Marçal, que o contratou em 2024 para sua campanha à Prefeitura de São Paulo. Em 2013, seu escritório venceu a maior licitação jurídica do país, promovida pelo Banco do Brasil.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
🟣Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 03/05/2025