Ao anunciar a saída de Carlos Lupi em meio à crise do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) confirmou a nomeação do novo chefe da pasta, que seguirá com o PDT. O ex-deputado federal Wolney Queiroz assume o cargo.

A escolha de Queiroz para comandar o ministério põe fim a especulações sobre um possível desembarque do PDT do governo. Queiroz ocupava o cargo de secretário-executivo (ou “número dois”) do ministério.

Pernambucano de Caruaru, o novo ministro está filiado ao PDT desde 1992, quando tinha 19 anos. Foi vereador da cidade natal e deputado federal por seis mandatos. Em 2022, somou pouco mais de 60 mil votos e não foi reeleito. Em 2023, chegou ao ministério.

Na Câmara dos Deputados, presidiu as comissões de Educação e Cultura; e Trabalho, Administração e Serviço Público. Por nove anos seguidos, foi eleito um dos parlamentares mais atuantes do Congresso pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap).

Foi líder da bancada pedetista na Câmara, além de ter liderado a oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PL), tendo atuação destacada em temas como a pandemia de Covid-19.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/05/2025