O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira que pretende retirar o status de isenção fiscal da Universidade Harvard, em mais um ataque à instituição da Ivy League no contexto de uma repressão mais ampla contra universidades de elite do país.

“Vamos retirar o status de isenção fiscal de Harvard. É o que eles merecem!”, escreveu Trump em sua rede social, sem detalhar quando ou como a medida seria implementada.

Representantes da Universidade Harvard não foram encontrados de imediato para comentar a declaração do presidente.

Desde que assumiu o cargo em janeiro, Trump tem mirado grandes universidades dos EUA com uma série de ações: congelamento de verbas federais, abertura de investigações, revogação de vistos estudantis e imposição de novas exigências. Segundo ele, o ensino superior norte-americano estaria tomado por ideologias “antissemitas, antiamericanas, marxistas e da esquerda radical”.

Harvard respondeu com resistência, processando o governo pela suspensão de recursos federais para pesquisas e por outras imposições. A universidade também se juntou a mais de 200 reitores de faculdades e universidades em protesto contra as políticas educacionais da administração Trump.

Susan Heavey
Susan Heavey é jornalista da Reuters com foco em política e governo dos Estados Unidos.
2 de maio de 2025
Reuters

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 02/05/2025