O Partido dos Trabalhadores repudia os ataques misóginos, machistas e sexistas proferidos pelo deputado Gilvan da Federal (PL-ES) contra a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. O PT condena todo e qualquer ato ou manifestação que atente contra a dignidade e os direitos das mulheres. Não aceitaremos ações que constrangam, desvalorizem ou silenciem as mulheres no exercício de sua cidadania.
À ministra Gleisi Hoffmann, o PT manifesta sua total solidariedade e apoio. Ao longo de sua atuação pública e em sua vida pessoal, Gleisi é um exemplo de competência, resiliência, dignidade e compromisso com a democracia, a justiça social e a defesa dos direitos das mulheres.
Não permitiremos que o ódio contra as mulheres limite a participação feminina nos espaços públicos e de representação política, nem que leve a qualquer retrocesso nos direitos das mulheres e na luta pela igualdade de oportunidades. O Congresso Nacional é o espaço de representatividade de diferentes segmentos da sociedade e de debate de ideias para formação de consenso. Não pode ser o local para disseminação de preconceito e ódio.
Desta forma, o PT vai representar contra o deputado no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados, pela evidente e inaceitável quebra de decoro. A imunidade parlamentar não pode ser desculpa para a prática de crimes nem para a disseminação de misoginia, preconceito e ódio.
O PT exige uma rigorosa apuração e responsabilização para que atos como o ocorrido nesta semana não voltem a se repetir e todas as mulheres sejam tratadas com o respeito que merecem. Não aceitamos que o Congresso Nacional se transforme em espaço para propagação de violência contra mulheres.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 01/05/2025