Deputados do Solidariedade, Cidadania, PL e Novo e outros 11 partidos protocolaram, nesta quarta-feira (30), um requerimento para criar uma comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar a fraude bilionária contra aposentados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), cometida desde 2019.

A denúncia veio à tona na última semana, a partir de investigação da Polícia Federal (PF) e Controladoria-Geral da União (CGU), que avaliam o envolvimento de 11 entidades e associações não lucrativas no esquema de descontos indevidos no benefício dos aposentados. 

O crime, de acordo com a investigação, configura corrupção ativa e passiva, violação de sigilo funcional, falsificação de documento, organização criminosa e lavagem de dinheiro.

Coronel Chrisóstomo (PL-RO), autor do pedido, conseguiu reunir 185 assinaturas de deputados. Além de averigar o escândalo, o parlamentar pede ainda o afastamento do ministro da Previdência Socia, Carlos Lupi.

Reação

O líder do PT, deputado Lindbergh Farias (RJ), defendeu a investigação sobre a fraude no INSS e afirmou que a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União estão realizando uma investigação contundente. Segundo o líder, uma CPI presidida por uma liderança do PL não vai ajudar em nada.

“É um crime abjeto, a linha é ir pra cima e investigar tudo, e é bom lembrar que essa investigação começa com uma decisão do ministro da CGU”, disse Lindbergh Farias.

*Com informações da Agência Câmara de Notícias.

LEIA TAMBÉM:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 30/04/2025