O PIB (Produto Interno Bruto) dos Estados Unidos encolheu nos primeiros três meses do ano, abrindo espaço para os temores de uma desaceleração econômica global e de uma recessão no país em meio ao segundo mandato de Donald Trump.
O indicador fechou o primeiro trimestre em contração de 0,4%, revertendo o crescimento de 2,4% visto no último trimestre de 2024. A queda, a primeira registrada desde 2022, coloca os Estados Unidos à beira da recessão técnica, estabelecida por dois trimestres de resultado negativo.
Como explica o jornal britânico The Guardian, a queda ocorre em meio a uma forte queda no sentimento do consumidor, que em abril caiu 32%, atingindo seu nível mais baixo desde a recessão de 1990.
Embora Trump tenha tentado culpar o seu antecessor, o democrata Joe Biden, pelo resultado apresentado, economistas afirmam que boa parte da queda foi impulsionada pelo aumento nas importações, enquanto empresas e consumidores se preparavam para a imposição das tarifas pelo atual presidente norte-americano.
Atualmente, Trump está cobrando uma tarifa universal de 10% sobre produtos importados de grande parte do mundo, juntamente com uma tarifa de 145% sobre as importações da China – lembrando que o recente aumento das taxas só será sentido na divulgação dos dados do segundo trimestre.