*Com a fusão do PSDB e Podemos, embora algumas questões ainda estejam em discussão, como o nome e o número do novo partido, o deputado federal Aécio Neves (foto/reprodução internet) julga o novo partido como a terceira via para disputar a presidência da República em 2026. Neste caso, seu nome e do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, aparecem como os mais cotados para a disputa. Para integrantes da executiva do PSDB, o nome será mantido como PSDB, agregando o + e Podemos. Assim ficaria “PSDB+Podemos”. Mas essa medida vale até outubro, quando um novo nome será oficializado.
*Ausência no aniversário de 60 anos da TV Globo das mais comentadas nas redes sociais, José de Oliveira Sobrinho, o Boni, o ex-todo-poderoso da emissora, justificou ter ficado de fora da festa com um simplesmente: “não fui convidado”. Ele acrescentou que “bastidores não precisam comemorar, a não ser que fosse um documentário. Nem eu, nem o Walter Clark ou o Joe Wallach precisaríamos estar…. o Armando (Nogueira) e o Daniel (Filho) também não foram mencionados. Não me importo, importa foi o que fiz”. E fez muito na “estrela platinada”, onde permaneceu por 34 anos. Considerado por muitos o maior gênio da televisão brasileira, Boni foi responsável por atrações como “Mais Você”, “Encontro”, “É de Casa” Conversa com Bial”, entre outros.
*A jornalista e escritora Miriam Leitão foi eleita nesta quarta-feira (30) para a Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela vai ocupar a cadeira número 7, cujo patrono é Castro Alves, e que era ocupada pelo cineasta Cacá Diegues, morto em fevereiro deste ano. Miriam é a 12ª mulher eleita para a ABL na história e a segunda na cadeira 7 – Dinah Silveira de Queiroz foi a primeira. Na votação, o ex-ministro da Educação, Cristovam Buarque, ficou em segundo lugar.