O novo episódio do Em Movimento traz uma conversa com Ceres Hadich, integrante da coordenação nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Em entrevista ao jornalista Icaro Brum, Ceres reflete sobre os quase 40 anos de trajetória do movimento, que tem raízes na histórica luta pela terra no Brasil desde o período colonial.
A entrevista aborda a estrutura organizacional do MST — fundamentada na direção coletiva e participação ativa da base —, e esclarece a diferença entre acampamentos e assentamentos. Ceres também fala sobre a presença do movimento em espaços institucionais como forma de defender a reforma agrária e a democracia no país.
Em tempos de avanço da extrema-direita e intensificação dos ataques à luta social, Ceres destaca a importância da mobilização como ferramenta para garantir conquistas concretas. A entrevista ainda trata da relação com o governo federal e da necessidade de políticas públicas voltadas para o campo.
O episódio discute ainda o impacto das recentes enchentes no Rio Grande do Sul sobre a produção agroecológica dos assentamentos do MST, além das parcerias com universidades e instituições internacionais para fortalecer a agroecologia como alternativa sustentável.
Por fim, Ceres ressalta a importância simbólica e política das ações do Abril Vermelho — mês tradicional de mobilização do MST em memória ao Massacre de Eldorado dos Carajás, ocorrido em 1996.
O programa Em Movimento, produzido pela TV GGN, tem como missão dar espaço às vozes dos movimentos sociais, ativistas e agentes de transformação que enfrentam a criminalização e o silenciamento da mídia tradicional. Diante da crescente ameaça da extrema-direita, o programa busca expor, valorizar e proteger essas formas de organização social que lutam por justiça, terra, democracia e direitos.
O episódio está disponível em vídeo no canal da TV GGN no YouTube e também em formato podcast nas principais plataformas:
- Spotify: Clique aqui
- Deezer: Clique aqui
- Amazon Music: Clique aqui
- Google Podcasts (YouTube Music): Clique aqui
VEJA TAMBÉM
*Conteúdo produzido com apoio de inteligência artificial.