Luís Carlos (MDB) e a médica Maria José da Silva. Foto: reprodução

A Polícia Federal (PF) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (4), a segunda fase da Operação Venire, focada na investigação de suspeitas de fraudes em cartões de vacinação em Duque de Caxias, envolvendo a família do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) durante o ano de 2022.

Os principais alvos desta etapa incluem Luís Carlos (MDB), atual secretário estadual de Transportes do Rio de Janeiro e ex-prefeito de Duque de Caxias, e Maria José da Silva, recentemente nomeada secretária municipal de Saúde da mesma cidade.

A PF ampliou suas investigações devido a novas informações anexadas ao inquérito atual, que indicam um esquema mais abrangente do que inicialmente suspeitado.

O pedido para abrir um novo inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) visa aprofundar as diligências sobre a possível manipulação de registros de vacinação. O objetivo da corporação é descobrir novos beneficiários do esquema.

Quem é Luís Carlos?

Luís Carlos é uma figura de destaque na política fluminense, com uma carreira que começou como vereador de Duque de Caxias pelo PSB em 1992. Ele seguiu como deputado estadual pelo PSC a partir de 1994, sendo reeleito em 1998 e 2002. Entre 2004 e 2008, foi prefeito de Duque de Caxias pelo PMDB.

Após uma breve passagem como subsecretário estadual de Obras Metropolitanas do Rio de Janeiro em 2009, foi eleito deputado federal em 2010 e reeleito em 2014. Em 2017, renunciou ao cargo de deputado federal para reassumir a prefeitura de Duque de Caxias.

Indulto de Bolsonaro 'aliviou a barra' de Luís Carlos, um dos maiores aliados no RJ
Bolsonaro e Luís Carlos. Foto: reprodução

Já em 2022, concorreu a vice-governador na chapa de Cláudio Castro, com a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) devido a uma condenação por crime ambiental.

Após a reeleição de Cláudio Castro como governador do Rio, Luís foi nomeado secretário estadual de Transporte e Mobilidade Urbana, iniciando suas funções em 2 de janeiro de 2023, onde desempenha um papel crucial nas políticas de transporte no estado.

Quem é Maria José da Silva?

Maria José da Silva é médica formada pela Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), com MBA em Gestão em Saúde pela Fundação Getulio Vargas (FGV) e pós-graduação em dermatologia pelo Hospital Federal da Lagoa (RJ).

Antes de sua nomeação como secretária de Saúde de Duque de Caxias em março de 2023, ocupou várias posições na Secretaria Municipal de Saúde, incluindo a direção do Programa de Imunização, do Hospital Municipal Dr. Moacyr Rodrigues do Carmo (HMMRC) e a Subsecretaria de Vigilância em Saúde.

A médica Maria José da Silva. Foto: reprodução
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link

Categorizado em:

Governo Lula,

Última Atualização: 04/07/2024