A vereadora de São Paulo Cris Monteiro (Novo) afirmou nesta terça-feira 29 que “mulher branca, bonita e rica incomoda”, uma declaração direcionada a sindicalistas na Câmara Municipal.
Servidores municipais acompanhavam a votação de seu reajuste salarial na Casa e reagiram ao discurso de Monteiro.
No início de seu pronunciamento, a vereadora do Novo repreendeu a colega Luana Alves (PSOL).
“Por favor, Luana, calada. Pode me devolver o tempo. Eu escutei todos vocês”, disse a vereadora do Novo. “Quando vocês falaram, ninguém [nas galerias] se manifestou. Agora, quando vem uma mulher branca aqui falar a verdade para vocês, vocês ficam todos nervosos. Por quê? Porque uma mulher branca, bonita e rica incomoda muito vocês, mas eu estou aqui representando uma parte importante da população que me elegeu.”
Após o discurso de Cris Monteiro, Luana Alves ironizou em publicação nas redes sociais: “Esse é o nível dos vereadores que chamam professores de vagabundos”.
Diante da reação de vereadores ao pronunciamento, a sessão foi suspensa por alguns minutos. No retorno, Monteiro disse “lamentar profundamente se alguém em particular se sentiu ofendido”.
O presidente da Câmara, Ricardo Teixeira (União), afirmou que a Casa não permite atos racistas, mas, após assistir ao vídeo da declaração de Monteiro, concluiu não haver crime. Ainda assim, segundo ele, a Corregedoria acompanhará o caso.