Aceno à oposição e números expressivos: como nasce a superfederação União Progressista

O Salão Negro do Congresso Nacional foi palco, nesta terça-feira 29, do lançamento oficial da União Progressista, a superfederação formada por PP e União Brasil. Com 109 deputados e 13 senadores, a nova aliança será a maior bancada da Câmara e a segunda maior do Senado.

O evento contou com a presença dos presidentes das duas siglas, Antônio Rueda (União) e o senador Ciro Nogueira (PP-PI), além de diversas lideranças políticas.  

Apesar de contar com quatro ministros no governo Lula (PT), a União Progressista adotou um discurso de independência em relação ao Palácio do Planalto, com críticas veladas e acenos à oposição. “Para derrotar a esquerda em 2026, precisamos unir forças”, declarou o deputado federal Mauricio Neves, presidente estadual do PP em São Paulo.

Já o governador de Goiás e pré-candidato à Presidência, Ronaldo Caiado (União), foi mais direto. Afirmou que, no ano que vem, a federação “vai subir a rampa do Palácio do Planalto”.

Além de sua expressiva representação no Congresso, a União Progressista se destaca no cenário municipal, com 1.343 prefeitos e 12.443 vereadores, tornando-se a maior força partidária nesse nível.

Manifesto 

Em manifesto divulgado nesta terça, a União Progressista não afirma explicitamente que será oposição ao governo. No entanto, também não declara apoio a Lula. Em vez disso, adota um tom de “autonomia, protagonismo e cobrança”, propondo-se como uma “bússola de equilíbrio e racionalidade” no cenário político.

A federação se apresenta como força de centro, com forte presença no Congresso e nos estados, e propõe conduzir o País por um “rumo certo”. Defende responsabilidade fiscal, reformas estruturais e um “choque de prosperidade”, o que pode contrastar com políticas mais intervencionistas do atual governo.

Há críticas veladas à gestão Lula, que seria “um obstáculo à prosperidade”, e uma menção à “previsibilidade institucional e fiscal” como atrativo ao mercado financeiro.

Artigo Anterior

Lula recebe pauta das centrais por um Brasil mais justo na semana do 1º de Maio

Próximo Artigo

Lula recebe pauta das centrais por um Brasil mais justo na semana do 1º de Maio

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter por e-mail para receber as últimas publicações diretamente na sua caixa de entrada.
Não enviaremos spam!