O presidente da China, Xi Jinping, visitou nesta terça-feira (29) a ex-presidente do Brasil e atual presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB), Dilma Rousseff, na sede da instituição em Xangai. A visita marcou o décimo aniversário do banco, conhecido como Banco dos Brics.

De acordo com relato oficial, divulgado pela mídia chinesa, Xi parabenizou Dilma pela reeleição ao cargo e destacou o papel estratégico do NDB na nova arquitetura financeira global. “Ao longo da última década, o banco tornou-se uma força emergente no sistema financeiro internacional e um símbolo da cooperação do Sul Global”, afirmou o líder chinês.

A medida que a cooperação entre os Brics entra num período de desenvolvimento de alta qualidade, o NDB está pronto para embarcar em sua segunda década de ouro“, acrescentou Xi.

Dilma, por sua vez, ressaltou o papel da China na defesa do multilateralismo e dos interesses das nações em desenvolvimento. “No mundo turbulento de hoje, a China tem salvaguardado os interesses do Sul Global e apoiado firmemente o multilateralismo”.

A presidente do NDB também destacou os avanços da instituição nos últimos anos. Segundo ela, mais de 120 projetos já foram aprovados, totalizando US$ 40 bilhões em investimentos, com foco em áreas como abastecimento de água, saneamento, transporte público, educação, saúde e habitação. “Esses investimentos são cruciais para melhorar a qualidade de vida das populações”, disse Dilma.

Xi defende autossuficiência em meio a tensões com os EUA

Ainda conforme os relatos divulgados pela imprensa chinesa, Xi aproveitou a ocasião para reafirmar a posição do país diante das crescentes tensões comerciais com os Estados Unidos. “Não importa como a situação internacional mude, a direção do desenvolvimento humano não vai mudar”, disse.

O presidente chinês enfatizou que o crescimento do país seguirá baseado na autossuficiência e no esforço próprio, defendendo também os interesses comuns da comunidade internacional.

Leia também:

Acompanhe as últimas notícias:

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 29/04/2025