O número de estudantes dos Estados Unidos que buscam estudar em universidades do Reino Unido aumentou de forma considerável desde os ataques feitos por Donald Trump a instituições de ensino norte-americanas.

Dados da plataforma Studyportals obtidos pelo jornal britânico Financial Times mostram, que o interesse por diplomas britânicos dos EUA foi 25% maior em março do que no mesmo mês do ano passado.

Ao mesmo tempo, o interesse estrangeiro por cursos nos EUA caiu 15% no mês passado em comparação com março de 2024, enquanto o Reino Unido registrou um aumento de 13% no mesmo período. A plataforma registra dados sobre buscas e visualizações de páginas por 51 milhões de estudantes em mais de 230 países e territórios.

Segundo recrutadores consultados pela publicação, o Reino Unido provavelmente seria um dos principais destinos alternativos de estudo, uma vez que outros mercados, como Austrália e Canadá, estavam visando grandes reduções no número de estudantes usando limites de visto.

Diversas universidades norte-americanas, incluindo Harvard, têm estado sob pressão de Trump para que concedam ao governo norte-americano o poder de vetar admissões e influenciar contratações.

Além disso, o governo norte-americano também busca revogar os vistos de centenas de estudantes estrangeiros e cortado o financiamento de universidades de elite.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/04/2025