O ministro da Previdência, Carlos Lupi (PDT), recebeu nesta segunda-feira 28 uma nova denúncia de irregularidades que prejudicariam aposentados. O alerta aconteceu durante uma reunião do Conselho Nacional de Previdência Social.

O conselheiro Ivo Mósca, representante da Confederação Nacional das Instituições Financeiras, advertiu sobre a cobrança indevida de uma taxa na concessão de antecipação salarial para aposentados do INSS. A informação é da TV Globo.

Essa modalidade, porém, não permite a cobrança de juros ou taxa extra. Por meio dela, é possível antecipar uma parte do pagamento do mês seguinte — posteriormente, o valor é descontado direto na folha.

Mósca pediu a suspensão imediata do serviço e afirmou haver instituições financeiras que cobram juros de 5%. Lupi pediu mais informações, a fim de dar início à análise.

O ministro vive um momento de pressão, especialmente com a demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, após uma operação da Polícia Federal e da Controladoria-Geral da União contra fraudes no órgão.

Na semana passada, Lupi disse ter “inteira responsabilidade” pela indicação de Stefanutto, que assumiu o posto em julho de 2023.

A investigação mira um esquema de descontos não autorizados nos benefícios de aposentados e pensionistas. O montante descontado desde 2019 chega a 6,3 bilhões de reais, mas ainda não se sabe qual é a fatia fraudulenta.

Categorized in:

Governo Lula,

Last Update: 28/04/2025