Relatório da Microsoft revela que 17% dos funcionários preferem a IA para evitar julgamentos no trabalho, mas a conexão humana continua essencial
À medida que a IA se torna mais avançada e prolífica no local de trabalho, os funcionários encontram novas maneiras de usá-la para melhorar seu desempenho. No recente relatório da Microsoft “2025: O Ano em que Nasce a Empresa de Fronteira” , a empresa queria entender como as pessoas usam a IA no ambiente de trabalho. Entre as perguntas feitas aos 31.000 trabalhadores em 31 países pesquisados estava: “No último ano, para quais tarefas você confiou mais na IA do que em um colega humano?”, pergunta Alexia Cambon, diretora sênior de pesquisa da Microsoft. Eles descobriram que os trabalhadores recorrem à IA com mais frequência do que as pessoas para obter ajuda com busca de informações, análise de dados, brainstorming e pensamento criativo.
A pergunta seguinte da Microsoft foi “por quê?”, diz Cambon.
Embora muitos escolham a tecnologia por sua disponibilidade 24 horas por dia, 7 dias por semana, e seu “fluxo infinito de ideias sob demanda”, alguns recorrem a ela por razões mais emocionais. Quase um quinto, 17% das pessoas que trabalham nas tarefas mencionadas, recorrem à IA mais do que a um colega por “medo do julgamento humano”, constatou a Microsoft.
A especialista em felicidade e palestrante do TEDx, Jessica Weiss, não se surpreende com o fato de que, para algumas pessoas, a IA “começa a se tornar um substituto para a conexão humana. Mas, muitas vezes, infelizmente, não é para melhor”.
Veja por que ela acredita que as pessoas estão recorrendo à IA dessa maneira e como evitar isso.
‘Há um pouco daquela ressaca de ansiedade social’
A interação humana pode ser estressante — especialmente no local de trabalho, que tem sua própria cultura única.
“Acho que todos nós somos atormentados por constrangimentos sociais”, diz Weiss. A pandemia só agravou isso, diz ela, e mesmo que já tenham se passado cinco anos, “sinto que há um pouco daquela ressaca de ansiedade social ”. Então não é de se admirar que as pessoas tenham medo de serem julgadas.
Mas é fundamental interagir com as pessoas, mesmo no ambiente de trabalho. “Conexão e amizade no trabalho são essenciais para encontrar felicidade e satisfação no trabalho”, diz ela.
‘Use a IA para lubrificar as engrenagens da colaboração’
Tente ter “apenas uma interação, apenas uma conversa, apenas uma colaboração” no trabalho, independentemente de quão difícil seja, diz Weiss. Isso faz “uma enorme diferença” para o seu bem-estar.
E a IA pode ajudar com isso. “Use a IA para, de certa forma, agilizar a colaboração”, diz ela, “mas não para substituí-la”.
Recorra à sua ferramenta de IA generativa preferida, por exemplo, para perguntar como iniciar conversas de trabalho que o deixam um pouco nervoso. Ou use-a para gerar ideias antes de um brainstorming que podem dar à sua equipe uma base para construir o próximo produto.
A IA pode ser uma ótima ferramenta, mas o objetivo é “usar a IA para melhorar as conexões no trabalho”, diz Weiss, e não substituí-las.